segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

EU - PROFESSOR

EU: PROFESSOR...

No ano que fiz 23 anos de idade, um garoto eu sei, entrei para a faculdade de Letras – Inglês da Universidade Federal de Rondônia. Um desafio e tanto, até porque para estudar Inglês na faculdade você tem que saber o mínimo da língua, afinal as aulas eram todas na língua inglesa.

Foi um período em que eu realmente fiquei mais fluente e poderia tranquilamente passar um tempo ou nos Estados Unidos ou na Inglaterra.

No segundo período, no entanto, fui convidado por um amigo a dar aulas de Inglês em uma escola particular onde ele dava aulas de Literatura e Redação. Foi uma experiência maravilhosa, mas no começo eu entrei em pânico. Eu tinha 23 anos de idade e daria aulas para turmas do antigo segundo grau e eram pessoas mais velhas do que eu. Quem ia respeitar um professor franzino e com cara de moleque? Inclusive no primeiro dia eu avisei que ia dar aula e a sala estava cheia, quando cheguei depois para dar a minha aula só tinham 3 alunos.

Mesmo sendo tímido eu aceitei o desafio e até que me saí bem, consegui ensinar alguma coisa. Infelizmente depois desse período e dessa experiência eu não lecionei mais a disciplina que eu tanto gostava.

Mas não foi a única experiência que tive como professor.

Anos depois, já casado, fui convidado pelo meu pai a ficar no lugar dele lecionando na escola do bairro. A matéria: Matemática. Um tanto quanto diferente do que eu estudei na faculdade.

Ou seja, outro desafio.

E aceitei. Dei aula de Matemática para as turmas de 5ª a 6ª séries durante um ano inteiro. E a experiência foi ótima, aprendi muito e aprendi muito com meus alunos. Foi um ano incrível que se repetiu no outro ano, mas desta vez as turmas eram da 7ª e 8ª séries. Infelizmente não durou o ano todo por conta de problemas na escola.

Como professor enfrentei todos os típicos problemas, desde a alunos bagunceiros, quanto a falta de estrutura, as salas de aula não tinham ar condicionado e ainda se usava giz. Tive muito trabalho com as provas e para ensinar, mas no final acredito que fiz um bom trabalho e fui reconhecido pelos alunos, o que é gratificante.

Após isso nunca mais dei aula, a não ser a matéria de Prática Cartorária (a minha área como escrivão de polícia) na Academia de Polícia Civil. Quem sabe o que o futuro reserva?


Antonio Henrique Fernandes
Autor e Capitão deste Navio Errante.


14 comentários:

  1. Oiee ^^
    Fazer Letras é uma das minhas mais novas ambições...haha', mas não sabia que existia faculdade de Letras - Inglês *-* Acho que eu não conseguiria dar aulas nem que fosse para crianças, morro de vergonha e já fico nervosa quando preciso apresentar algum trabalho na escola *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Dryh,
      Sim, existe faculdade de Letras - curso de Língua Portuguesa, Língua Ingles e Língua Espanhola. e dar aulas foi muito importante para eu perder a minha timidez. tente.
      bjs

      Excluir
  2. Ta uma area que passo longe, na verdade, sempre tive vontade de fazer Educação fisica, coisa que a aula é mais de boa.
    Mas o melhor de tudo com certeza é ser reconhecido
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Brubs.
      Sim, como professor é sempre um prazer ser reconhecido pelos alunos depois. até hoje isso acontece.
      bjs

      Excluir
  3. Tenho uma vontade enorme de dar aulas, só acho uma pena que nem todos os professores são reconhecidos como merecem.
    Bjos
    http://corujasdebiblioteca.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitória,
      Acredito um dia isso mude e volte a ser o que era antes, o professor reconhecido como mestre e dado o devido valor. e se tem vontade de dar aulas, faça, vai gostar.
      bjs

      Excluir
  4. Eu acho que qualquer um que tenha coragem para ser professor merece muito respeito, porque hoje em dia não está fácil! Parabéns!
    -Vic (https://corujasdepassarela.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Victoria,
      Realmente, atualmente ser professor é preciso a pessoa ter muita coragem, mas é uma das mais delicadas profissões que eu conheço.
      bjs

      Excluir
  5. Olá... tudo bem??
    Nunca quis ser professora, apesar de ter formação... na verdade fui obrigada e tenha uma enorme frustração por causa disso... eu acho que ser professor em primeiro lugar tem que gostar... para que isso possa fluir... eu tenho um sonho de fazer letras, mas para aprendizado pessoal... e um dia eu vou fazer... para quem gosta a profissão é bem bonita, mesmo que não seja tão bem reconhecida... Xero!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diana,
      Sim, concordo com você, para ser professor tem que gostar muito, não é para qualquer um. Recomendo o curso. é maravilhoso.
      bjs

      Excluir
  6. Ser professor é uma profissão linda, mas exige um quilo de paciência! Quando pequena até quis ser, mas desisti! hehe Tenho uma tia que é formada em pedagogia, mas não exerce a função. eu quero fazer letras, mas como a Diana (Dih), não para dar aulas, e sim para desenvolvimento próprio... quem sabe ser revisor...
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gisele,
      Acho que precisa mais do que paciência. nos dias de hoje é preciso muito mais. nao se consegue prender a atenção de um aluno se nao tiver paciencia e metodo. E como disse para a Diana, recomendo o curso.
      bjs

      Excluir
  7. Oii Antonio!

    Eu sou professora para turmas do ensino infantil e estou trabalhando numa creche dando aula para crianças de 2 a 3 anos. É cansativo e ao mesmo tempo divertido também hahahaha
    Comecei trabalhando no Mais Educação e agora estou numa creche! Realmente nãos sabemos o que o futuro nos aguarda, mas no meu caso melhorou bastante para mim ir trabalhar numa creche!

    Beijos,Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kamila,
      trabalhar como professor é muito gratificante.. é cansativo, mas tem suas vantagens.
      bjs

      Excluir

Obrigado por nos enviar uma mensagem!