domingo, 16 de novembro de 2014

A Mulher da Pipoca


Antonio Henrique
 Alguns anos atrás estava eu a chegar à minha casa de ônibus, tarde da noite e vi uma senhora, já na casa dos cinqüenta ou sessenta, empurrando um carrinho de pipoca e iniciando uma subida na ladeira. Imediatamente fui até ela e a ajudei a subir a ladeira íngreme. Peguei o carrinho e subi para ela que gentilmente me agradeceu.

Após a subida ela continuou sua viagem solitária. Não sabia e ainda não sei onde aquela mulher mora. Mas sei de uma coisa: é uma senhora determinada.

Por que sei que ela é determinada? Simples, porque passados esses anos eu ainda a vejo empurrando o mesmo carrinho, indo para alguma praça vender sua pipoca, com determinação, e fazendo o mesmo trajeto de volta para sua residência. O carrinho também é uma bicicleta.

Talvez já tivesse obtido alguma outra ajuda durante esse tempo. Talvez não, já que as pessoas muitas vezes não evoluem e não tratam ao seu semelhante com carinho. E ainda faço uma pergunta: será que ela não tem filhos? Um marido? Irmão? Netos? Alguém que possa ajudá-la a carregar o carrinho tanto na ida quanto na volta? Sempre a vejo sozinha.

Observando essa mulher eu a admiro. Por sua obstinação. Não conheço a história dela. Não sei o quanto ela precisa desse esforço, mas sei que ela transmite uma sensação de que quando se quer algo você tem que batalhar, tem que lutar. Independente de sua idade, ou sexo.

Às vezes não percebemos as pessoas, e deveríamos fazer isso com mais freqüência. Aprendemos muito quando VEMOS uma pessoa. Como essa senhora.

E o que aprendi com ela? Muita coisa.

Principalmente ser mais paciente, afinal ela faz o mesmo caminho praticamente todo final de semana, ida e volta. Tem que ter paciência para fazer isso.

A ser tolerante, pois o trabalho dela de vender pipoca alcança pessoas e lidar com pessoas nem sempre é algo agradável. Afinal, se lida com todo tipo de gente, do rico ao pobre, do feliz ao emburrado. E crianças.

Ensina-me a ser obstinado. Quando se quer mesmo alguma coisa você vai e faz, batalha por isso. Mesmo que seja difícil, complicado.

E me ensina, acima de tudo a ser humilde. Não há trabalho que seja superior a qualquer outro. Um trabalho honesto independe de posição social. 

Minha dica é: vamos olhar para as pessoas e ver o que elas nos ensinam.


Antonio Henrique Fernandes
Autor e Capitão deste Navio Errante.


24 comentários:

  1. Adorei sua cronica.
    Tão interessante ver que uma senhora tem tanta disposição, enquanto vários jovens nem se importam em trabalhar!
    Bem reflexivo.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rizia, realmente... é uma condição que cada vez vemos mais em nosso meio. jovens que nada querem com sua vida. essa mulher dá uma lição todos os dias.
      bjs

      Excluir
  2. Que lindoooooo
    as vezes nos paramos e desistimos por poucas coisas,e tem pessoas com tantas limitações e nunca desistem...
    muito bo..Me fez refletir bastante...
    BJSSS
    WWW.ZILANDRAMAKES.COM.BR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Zilandra,
      Exatamente assim. é uma lição para a gente nunca desistir de nada.
      bjs

      Excluir
  3. Oi, Antonio!
    Gosto muito das crônicas que você posta aqui!
    Sempre tem algo que mais refletir!
    Concordo com você que não posição superior e que todos devemos nos tratar com respeito.
    É uma pena que em um mundo tão moderno como o nosso, existam pessoas que pensam o contrário.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Babi,
      Somos todos iguais, independente do que fazemos, cada um faz a sua parte que lhe cabe, sem faltar ninguem. é como um imenso quebra cabeças... não pode faltar nenhuma peça.
      bjs

      Excluir
  4. Oi Antonio, tudo bem?!
    Refleti bastante no seu texto de hoje: confesso que às vezes acabo 'deixando passar' esse tipo de coisa pela rotina corrida que tenho; no entanto, outras vezes, paro e observo tudo ao meu redor: e é chocante. Gostaria de conhecer a história das pessoas que, apenas com um olhar, me transmitem uma sensação que não sei descrever, mas que acende algo dentro de mim. Não podemos desistir de nada, e talvez a senhora da pipoca só continue fazendo isso pelo prazer de ver a alegria nos olhos das pessoas.

    Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Cássia, o nosso "olhar" ao que nos cerca é muito importante. apenas observar já nos mostra muito das pessoas. deveríamos fazer isso com mais frequencia.
      bjs

      Excluir
  5. Oi Antônio acho muito legal os textos que você publica aqui, passo por um momento de reflexão quando os leio, é realmente admirável ver a disposição dessa senhora, e valeu pela dica as vezes nas loucuras do meu dia-a-dia os ensinamentos que pessoas disposta, honesta e determinadas como essa senhora do seu texto nos mostram, passam despercebidos por mim.

    Bejão! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Giselly,
      o que nos cerca sempre nos ensina alguma coisa, por isso não podemos ficar tão alienados com o que nos rodeia. como essa senhora nos ensina, temos que ter disposição para tudo.
      bjs

      Excluir
  6. Determinação e coragem, essa é uma história que já deixa grandes valores e gostei de conhecer de conhecer Antonio, o modo como você descreveu esse momento foi muito bom e fiquei pensando nessa senhora e nas perguntas descritas, pois é algo que qualquer um se pergunta. Muito bom.

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Sammysam, a gente sempre pode parar um pouquinho em nossas vidas e observar as pessoas que passam em nossas vidas. com certeza aprenderemos alguma coisa.
      bjs

      Excluir
  7. Oi, Antonio.

    Muito legal você contar esta história por aqui.
    Me lembrei agora de um dia que estava indo a uma entrevista de emprego e tinha uma senhora que ia atravessar a rua do para o mesmo lado que eu ai. Tinha aquele vai e vem de carros e eu sem pensar peguei a mão dela e atravessamos duas ruas assim de mãos dadas. Ajudei-a a subir a calçada e seguir meu caminho e lembro que fiquei feliz por este ato tão simples que fiz.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fê,
      com certeza esse ato que vc fez, por mais simples que alguém ache é muito importante, pois mostra que tipo de pessoa vc é. e devemos exercitar isso todos os dias. fazer o bem é muito bom.
      bjs

      Excluir
  8. Olá Antonio, tudo bem??
    Nossa adorei se texto e realmente concordo com você... as pessoas se esqueceram de olhar para o lado e ver quem está passando... andam preocupadas consigo e mal olham para os outros e não conseguem perceber o encanto disso e não falo só de alguém que precisa... falo de pessoas que estão ali para mostrar a sua arte... como vejo na avenida paulista a noite... acho que qualquer trabalho honesto é válido, o que importa é que de alguma forma você esteja bem no que está fazendo e não está prejudicando ninguém... eu costumava fazer isso... eu gostava de parar em uma praça que fica no bairro higienópolis e ficava observando as pessoas passarem até que percebi uma senhora por volta dos seus 50 anos que sentava em um banco e ficava lá por volta de 10 a 15 minutos... e quando saia esquecia um livro. A primeira vez que me dei conta disso corri até ela e devolvi o livro e ela disse para eu ficar porque aquilo que ela fazia era a sua maneira de incentivar as pessoas a leitura e de que ela não gostava de ficar com os livros que lia... e achei lindo isso e tenho o livro até hoje aqui comigo... é um livro de Fernando Pessoa. Eu já não consigo me desapegar dos meus livros, mas aqueles que sei que não gostei tanto pode ser que outra pessoa goste e esses eu fiz questão de esquecer nos bancos dos ônibus. Não sei qual foi o final deles... mas penso positivamente que tenha encontrado um novo par de olhos para ler... Xero!!!11

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diana,
      As pessoas às vezes ficam dentro de seu mundinho que esquecem que há um mundo bem maior. e essa senhora mostrou-se muito sábia, pois incentivando a ler vc incentiva a todos a serem mais críticos. e ainda mostrou um outro lado, a generosidade de repartir a leitura com outras pessoas, ao se desfazer de seus livros. e te parabenizo por estar de certa forma fazendo a mesma coisa.
      bjs.

      Excluir
  9. Oi Antonio, tudo bem???
    As vezes eu faço isso, eu sento e no trajeto para meus compromissos fico observando as pessoas ao meu redor e tentando imaginar suas histórias. Não estamos sozinhos, essa é a lição!!!!!!!! Sabe, se olharmos para trás, as gerações mais antigas, davam mais duro, se sacrificavam mais, lutavam mais para conseguir as coisas. Hoje, nossa geração tem tudo de mãos beijadas. Isso não é bom. Essa senhora é uma mensagem linda para darmos valor ao que nós temos e de nunca desistir de buscar o que sonhamos.
    Adorei seu texto.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila, obrigado,
      as pessoas mais antigas davam valor ao trabalho e às coisas conquistada com ele, hoje é muito fácil conseguir o que se quer sem ao menos suar.
      bjs

      Excluir
  10. Ola,
    Tudo bom? Meu nome é Raquel Machado e sou escritora do livro Vingança Mortal e te encontrei lá no blog Livros e Encantos. Vi que se interessou pelo meu livro e gostaria de te convidar a conhecer um pouco mais sobre a história e aproveitar que estou com a parceria com blogs abertas, então se quiser saber mais pode enviar um e-mail para mim "raquel.machado2014@yahoo.com.br".
    Beijos
    Raquel Machado
    Escritora Vingança Mortal
    leiturakriativa.blogspot.com.br/p/vinganca-mortal.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raquel,
      Realmente me interessei pelo livro. e quero ler. a questão da parceria me interessou, com certeza, entrarei em contato em breve. obrigado pela visita.
      bjs

      Excluir
  11. Ola Antonio ótimo texto, e como você também me perguntei se a mulher não tinha parentes que a ajudassem , muitas vezes ela é tão obstinada que não quer ajuda, quer ir lá e fazer a seu modo . Dizer eu fiz e com orgulho. Paciência algo que com o tempo aprendi a ter , sem ela o caminho fica mais pesado e corrido. E a cada dia vou trabalhando mais e mais para ser melhor que ontem, . abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joyce,
      Eu acho que ela poderia ter sim ajuda, afinal, não é mais uma mocinha e aqui muitas ruas são ladeiras. Fico admirado com a força de vontade dela e se ela ainda é a principal provedora de casa, mais louvável ainda.
      bjs

      Excluir
  12. Olá Antônio, amei o texto e até consegui imaginar a senhora descendo e subindo a ladeira. Eu sei que ela deve ser bem determinada e deve não gostar de muita ajuda, ela deve gostar de fazer sozinha e depois olhar com orgulho e dizer"eu consegui vencer mais um dia". Digo isso porque minha avó era assim, e minha mãe também antes de sofrer um acidente e ficar paraplégica.

    Muito bom seu texto, as vezes por falta de determinação, deixamos a vida passar, e quando olhamos para traz, percebemos que poderíamos ter feito melhor e vendido aquela ou quelas batalhas.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Simeia,
      é por causa de gente assim que o mundo ainda não parou, às vezes reclamo que estou cansado (e estou), mas essa senhora mostra que não tem idade para se continuar trabalhando e sendo útil, ou para a sociedade ou para família.
      bjs

      Excluir

Obrigado por nos enviar uma mensagem!