sábado, 13 de setembro de 2014

TIMIDEZ


Desde que me lembro fui um cara tímido. Na vizinhança fazia amigos, mas demorava um pouco e em muitas das vezes eles é que viam fazer amizade comigo.

Na escola demorava um pouco para me enturmar. Como era um aluno dedicado os outros vinham me procurar e isso facilitava a formação de amizade. Mas quando tinham trabalhos que eram para ser apresentados na frente dos colegas aí eu travava, falava pouco e gaguejava. Eu poderia tirar um dez na prova de matemática, mas se fosse para apresentar me arriscava a tirar notas baixas.

De qualquer maneira, na amizade eu acabava me dando bem... Já no campo amoroso...

Perdi muitas namoradas por conta da timidez. De tremer e ficar sem saber o que falar para a menina. Mas veja bem, eu era tímido, mas isso não impedia de eu tentar (hehehehe). Claro que o modo que eu tentava não era dos melhores e algumas vezes fui traído. Eu usava meus amigos para que conversasse com a menina que eu gostava e dizer que eu estava interessado nela e ver como elas reagiam. Dois desses “amigos” simplesmente não falavam nada e ainda davam em cima da menina e passaram a namorar com ela. Eu, é claro, ficava muito triste. Ainda adulto usei o expediente da carta e não deu certo (nunca recebi a resposta). Depois desisti.

Usava também de outro expediente. Cartas. Recados escritos. Confesso que nunca deu certo, mas ninguém pode dizer que eu não tentava... a única vez que eu tentei um contato direto com uma garota que eu gostava de verdade, ela disse que já estava namorando. Doeu, mas nem tanto. Sobrevivi.
Beijar uma menina, pegar na mão ou simplesmente abraçar era uma coisa inacreditável para mim. Só conseguia no máximo dançar coladinho em festinhas por conta das músicas lentas (festinhas que não existem mais hoje em dia. Falta romantismo, por isso o mundo está desse jeito hehehehe). Uma vez uma menina pediu para eu tocar na coxa dela para sentir a musculatura (ela fazia basquete), e eu tremi mais que vara verde ao tocar.

Podem dizer... eu “guento”. Eu era um banana mesmo. Mas a vida ensina a gente de muitos modos.  
Em 1992, já na Polícia (que também me ajudou muito, pois tinha trato com o público) fui brincar de fanfarra em uma escola pública da minha cidade. Eu era iniciante, mas mesmo assim tinha um aspecto que me ajudou muito, a liderança, e isso me ajudou a ganhar amigos e ganhar mais espaço na fanfarra. Quando percebi estava ajudando a fanfarra como uma espécie de condutor. E tinha acesso às salas de aula. Isso tudo me ajudou a perder a timidez. No outro ano fiz a mesma coisa. E olha como mudou: em 1992 arrumei uma namorada na escola e no ano seguinte a mesma coisa.

Em 1994 entrei para a faculdade de Letras – Inglês na UNIR e novamente o contato com a turma do curso e de turmas de outros cursos me fez perder muito da minha timidez.

Hoje a timidez, arrisco a dizer, está dominada. Às vezes ainda aparece, mas é raro. Na realidade estou bem mais sem vergonha.


Antonio Henrique Fernandes

Autor e Capitão do Navio Errante.

23 comentários:

  1. Oi Antônio!
    Adorei seu texto. Considero a timidez um charme, muito fofinho! rs
    O aspecto das cartas e bilhetes é algo que aprecio, infelizmente concordo com você, não há mais romantismo. Hoje não existe a valoração da conquista, o sabor que ela tem, tudo é mecanizado. Eu aprecio essas coisas, por isso ainda penso que nasci em uma época errada, diferente do que dou valor. =(

    Beijos

    www.blogandolinhas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, obrigado pela visita. que bom que gostou do texto. certas coisas mudam. e essa nossa modernidade que vivemos hoje não nos permite ser mais o que éramos antes. o romantismo ainda vive, mas escondido. e só o que vale é isso que nós vemos.. homens e mulheres atiradas, sem aproveitar nada. sem dúvida também nasci na época errada hehehe... quer dizer, anda vivi parte disso.

      Excluir
    2. kkkkkkk...por isso que quando encontramos um romântico dos bons, não podemos deixar passar!
      Não largo o que encontrei mais, assim espero! kkkkkkkkkk

      Excluir
  2. Oi Antonio
    Ótimo texto, é bom escrever assim porque a gente e liberta de muitas coisas. Eu também era bem mais tímida, mas hoje sou menos (embora ainda seja um pouco). Mas com certetza que nasci no século errado.

    Beijos,
    Nina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Nina, obrigado. na realidade nascemos no seculo passado kkkkkkkk, e a modernidade não ajuda. mas fazemos de tudo para que pelo menos possamos participar das coisas, enfrentando a timidez.
      bjs

      Excluir
  3. Passando para conhecer o seu espaço. Já estou seguindo e curtindo a sua fan page. Te convido a me visitar e se gostar e quiser a retribuir. Venha comentar com frequencia, pois retribuo a TODOS os comentários deixados pelo blogger, porque são moderados e só liberado depois de voltar e retribuir =)

    Beijos e tenha uma linda semana
    http://meus-sonhos-meus-pesadelos.blogspot.com.br/2014/09/setembro-na-passarela.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ariane, obrigado pela visita. vou sim e que vc também tenha uma ótima semana.
      bjs

      Excluir
  4. Ola adorei seu texto..eu sempre fui muito Prafrente kkkk
    mais entao em se tratando do assunto amor eu sou mega timida ate hoje,quem me ver em meu trasalho igreja jamis imagina,ais cara o meu medo de levar NÃO me trava,nunca mandei recado ou coisa do tipo,por medo do tal do NÃO,e sei que por isso ja peri oportunidades e pessoas legas..mais vivendo aprendendo
    Gostei demais da maneira que vc se expos e falou sobre vc
    BOA SEMANA
    bjsss
    www.zilandramakes.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Zilandra, obrigado, a timidez é uma coisa legal, mas de vez em quando a gente perde oportunidades por conta dela. o medo de levar um não realmente é grande. mas eu aprendi a conviver com isso.
      bjs

      Excluir
  5. Oi Antonio, tudo bem???
    Como me reconheci em suas palavras, também sou tímida. Mas sabe o que ajuda??? Fazer teatro!!!!!! Se bem que você acabou encontrando seu jeitinho de tratar dessa timidez. O Bom foi que ela nunca lhe impediu de viver, de tentar, de ir em busca do que você queria. Sabe, cada um é de um jeito e não temos que ter vergonha de nos assumirmos como somos. beijinhos
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila, realmente ser tímido nunca me impediu de conseguir o que quero...e pra falar a verdade, na quarta série cheguei a treinar para um teatrinho hehehe. eu ia ser o gato de botas. mas nao deu certo.
      bjs.

      Excluir
  6. Ola Antonio, que bom que conseguiu vencer a timidez pois ela realmente nos poda em muito na vida, em revelar nossos sentimentos e opiniões , fico feliz que conseguiu vencer essa batalha. Parabéns . abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Mas de vez em quando ela ainda bate na porta hehehe.

      bjs.

      Excluir
  7. Oi, Antônio
    Seu texto fala por uma classe toda de pessoas que também passam por esse problema: EU.
    Demoro muito para me enturmar mas logo consigo. Sou o tímido de primeiro momento, depois a timidez passa. Graças a Deus, ela não me atrapalha em grandes medidas. Apresento trabalhos para grandes públicos, palestras e mesmo assim, apesar do medo e nervosismo, consigo alcançar êxito. E que sejamos mais sem-vergonha até superarmos a bendita timidez kkkk

    Abraços
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriano, quando temos convicção do que fazemos conseguimos vencer a timidez. nessa hora realmente precisamos ser mais sem vergonha. hehehehe
      um abraço.

      Excluir
  8. Oi, Antônio.

    Estou gostando tanto de teus texto que estou pensando em convidá-lo para publicar no Amor Literário como colunista. rs
    Timidez é algo que pode atrapalhar muito. Eu não me considero tímida, mas - nem sei como descrever - me tornei uma pessoa sem confiança em mim. Sei que a coisa aqui é mais falta de confiança que timidez, mas acontece. Lembro que quando criança eu escrevia cartinhas e era super legal, mas hoje a coisa esta mais para "pegação" e nada mais.

    Espero encontrar o carinha da minha vida rs. Afinal de contas ainda o espero até hoje. Sei que é estranho para muitos eu dizer que ainda não namorei sério com ninguém, mas é um fato.

    Beijos
    http://www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Fernanda, não ter namorado sério não é demérito, apenas, como vc falou, não chegou ainda o seu carinha certo. Concordo também que a falta de confiança atrapalha em muitas vezes na vida. Quanto ao convite, fico honrado hehehehe.

      Excluir
  9. Oi ANTONIO!!!
    Eu tenho que dizer que eu estou curtindo muito mesmo seus textos! Vc é ótimo!
    Vamos lá! Eu sou muito tímida também, socialmente falando sou um desastre ambulante, espero como vc um dia controla-la! No campo amizade, tenho poucos mais bons amigos, de anos e fieis! No amor sou triste, tive poucos namorados, sou tímida mesmo, é difícil deixar além chegar perto o suficiente para me conhecer, escrevendo sou muito mais eficaz que falando! ahhahah
    Falar na frente de grandes públicos é outro grande problema meu!
    Quando crescer quero ser parecida com vc! ahhaha
    Beijão ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha, Paula, a timidez a gente pode controlar, só querer. e continue escrevendo, isso já ajuda. Quando se tem convicção em alguma coisa a timidez fica de lado. então quando for falar em público tenha certeza do que vai falar. vc ficará surpresa com o que pode fazer. e quanto à namorados, bom, imagine dois tímidos tentando namorar... um desastre hehehehe, um tem que tomar a iniciativa.
      beijão.

      Excluir
    2. Isso é verdade! Quando a gente fala de algo com conhecimento, por mais tímida que seja, consegue! E os garotos, o negocio e arrumar um sem vergonha, né?!
      Amo escrever Antonio, isso não vou largar nunca! Beijos

      Excluir
    3. Pois é Paula, não largue de escrever mesmo. é o que faço. hehehe
      bjs.

      Excluir

Obrigado por nos enviar uma mensagem!