domingo, 11 de janeiro de 2015

BANDAS E FANFARRAS

Bandas e Fanfarras

Em 1992, com 20 anos de idade e dois na Polícia de Rondônia, eu fui convidado junto com um amigo a participar de uma Fanfarra, da Escola Estadual Barão do Solimões, uma das mais tradicionais e a mais antiga de Porto Velho.

Desde a época em que estudei no Colégio Dom Bosco eu tinha vontade de participar de uma fanfarra e não havia conseguido esse intento, e eu gostava do instrumento tarol. E tinha a questão que eu era muito tímido. Então ficava só na vontade.

Após receber esse convite eu vi uma nova oportunidade para mim. Ainda era muito tímido e então treinar em uma fanfarra seria também uma catarse, uma forma de começar a me libertar da timidez.

No início realmente eu comecei a treinar, mas não no tarol, como eu imaginava, acabei partindo para a corneta (ou clarim), era muito legal, um verdadeiro aprendizado.

No entanto, com o passar dos dias, não sei dizer o porquê, nem como, mas fui aos poucos passando de aprendiz a instrutor. O regente anterior tinha sido desligado e um novo apareceu e aí fui convidado a ser instrutor também, mas de outra parte da fanfarra. Eu não tinha ideia do que era e nem experiência, mas não fugi à responsabilidade. Nunca fui de fugir, sempre encarei tudo como uma forma de aprender.

Bom, passando de “aluno” a instrutor e com as novas amizades que fiz com todos os integrantes passei também a ser aceito pela escola e inclusive ia de sala em sala para chamar quem quisesse participar da fanfarra. Isso acabou me ajudando a controlar mais a ansiedade e, claro, a controlar a timidez, pois tinha que ter contato com os alunos, professores, e a diretora da escola.

Mesmo com as coisas indo muito depressa conseguimos fazer uma boa apresentação no concurso de fanfarras e ganhamos o segundo lugar.

Acho que eu já falei por aqui que meu primeiro emprego foi como desenhista em uma gráfica, então adivinha quem fez o desenho dos uniformes da banda e da balisa (moça ou homem que faz coreografias enquanto a banda toca)? Sim, eu.

Foi uma experiência e tanto, que nunca mais vou esquecer. E ainda arrumei uma namorada no meio de tudo isso. No ano seguinte voltei à escola e repeti a dose (inclusive de arrumar uma nova namorada hehehe), mas dessa vez eu fui designado como o instrutor e regente (não sei, acho que confiavam em mim), mas no final acabei participando mesmo foi da banda no concurso, tocando clarim e chamando uma amiga minha para ser a regente. Mesmo com muitos problemas durante o ano, falta de patrocínio, de ajuda, até de uniforme, pois a escola havia emprestado o uniforme do ano anterior e não havia pegado de volta. Ainda assim ficamos em terceiro lugar (éramos muito afinados e tocamos músicas como Maluco Beleza – o estádio inteiro cantando enquanto a gente tocava foi de arrepiar).

Ficou a recordação de muitos bons momentos, de descontração, de colaboração, de confraternização (íamos para balneários todos juntos e eu ainda colaborava tocando cavaquinho ou banjo). Infelizmente não tenho fotos para dividir aqui, naquela época não tinha essa profusão de fotos que temos hoje com os nossos celulares, mas ainda assim nunca esqueci e tenho tudo gravado na memória.

São momentos assim que eu digo que vale a pena viver.


Antonio Henrique Fernandes Neto
Autor e Capitão deste Navio Errante.


26 comentários:

  1. Olá Antonio!
    O que seria de nossas vidas se não fossem esses momentos marcantes? Momentos em que somos felizes, em que superamos nossas próprias dificuldades, seja ela ansiedade, timidez ou qualquer coisa....
    Obrigada por compartilhar esses momentos conosco! :)
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Aline,
      é verdade, concordo com vc. e eu fico feliz que tenha gostado.
      bjs

      Excluir
  2. Oiee ^^
    Queria saber tocar algum instrumento *-* pensando seriamente em tornar esse sonho realidade...rsrs'
    Minha irmã já participou de uma fanfarra, mas eu era pequena então nem lembro como era *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Dryh,
      pra tocar algum instrumento é só querer. fanfarra era um sonho meu de criança que só realizei adulto, hoje em dia está mais dificil, porque praticamente não há mais concursos de fanfarras.
      bjs

      Excluir
  3. Olá, tudo bem?
    Eu adorei o texto, eu sei bem como é ser tímida, rsrs. Eu me inscrevi para fazer um instrumento na escola esse ano, quem sabe me ajude com isso né?

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Giovana,
      obrigado, fico feliz que tenha gostado e o instrumento ajuda sim, pode ter certeza.
      bjs

      Excluir
  4. Oi Antônio, tudo bem?

    Que legal gente, essa história...me lembrou que o carnaval está chegando e a bagunça também,hahahaha.. Nunca participei de um carnaval, por medo as vezes e por falta de tempo, e olha que aqui em BH tem bagunça de grupos de carnaval o mês todo. Mas ainda pulo um bom carnaval.


    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Simeia,
      gosto também de carnaval, pulei bastante, mas a fanfarra e banda que me referi é aquelas de escolas, em desfiles de sete de setembro, e quando há concurso escolar de fanfarra.
      bjs

      Excluir
  5. Oi, tudo bem?
    Gostei bastante do seu texto o/ Quando eu estudava participava do desfile da escola, mas nunca fiz parte da fanfarra, na verdade nunca levei jeito com instrumentos musicais kkkk Mas é algo bem bacana, eu adorava ver o pessoal tocando, mas aqui na minha cidade cada vez menos os desfiles com fanfarras possuem destaque, as escolas já não se dedicam tanto para fazer do desfile algo bacana, está tudo se perdendo, sabe? :/ Gostei da parte em que você diz que sempre encarou tudo como uma forma de aprender, pessoas assim vão longe e eu admiro bastante elas, tanto que tento ao máximo ver as coisas como uma forma de aprendizado também. Enfim, gostei muito de você ter compartilhado essa experiência com a gente e é uma pena você não ter fotos, mas fotos não são o mais importante, o que importa é que você tem tudo guardado na memória oo/

    Beijos :*
    Larissa- http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Larissa,
      realmente tenho tudo guardado na memória até hoje. infelizmente as escolas não estão mais se dedicando a fanfarras (no máximo em desfiles de Sete de Setembro) e os concursos de fanfarras estão praticamente extintos. é a partir das fanfarras que vc poderia achar músicos de verdade. quem sabe um dia voltam?
      bjs

      Excluir
  6. Oi, Antonio!
    Super-legal a sua partilha. Acho que quando somos tímidos, é preciso controlar a si mesmo para conseguir abraçar novas oportunidades. Nunca saberemos quando se tornarão tão boas lembranças quanto essa que narrou. Foi corajoso da sua parte enfrentar seus receios, se dedicar e participar! O fato de terem ganhado o segundo lugar é uma mostra clara do quão longe se pode ir com dedicação. :)

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Fran,
      Tudo com dedicação dá pra ir longe, inclusive para deixar de ser tímido hehehehe. sempre fui, mas nunca deixei a timidez atrapalhar a minha vida, sempre busquei e batalhei pelo que eu queria. e na imensa maioria das vezes eu consegui. e participar de uma fanfarra foi uma delas.
      bjs

      Excluir
  7. Já diziam que recordar é viver, certo? Sempre bom lembrar de fatos do nosso passado. Ansiedade é uma coisa que eu preciso muito controlar. Às vezes é dificil, mas, no geral, eu consigo. Obrigada pela sua partilha

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Kel,
      Sim, é verdade, recordar é viver, e ainda tem gente que diz que quem gosta de passado é museu, mas é conhecendo o passado que poderemos ter um futuro melhor. os obstáculos estão por aí, basta que a gente consiga ultrapassá-los.
      bjs

      Excluir
  8. Olá... super legal essa sua história viu... achei bem legal você participar de uma fanfarra é bem legal... na minha escola tinha... eu não participava, mas adorava ir aos ensaios tinha muitas amigas por lá... fora isso na cidade que eu morava sempre no dia 7 setembro tem desfile das escolas... e eu desfilava na banda com os pratos e amava.... essa época de escola são um dos melhores momentos que amo lembrar... Xero!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Diana,
      eu lembro quando eu estudava e ficava vendo meus colegas treinarem, era muito legal, eu sempre quis fazer parte, mas infelizmente na época a timidez era tanta que nao deixava, mas depois, já adulto eu consegui realizar esse sonho. e eram os melhores momentos na escola quando havia os treinos da fanfarra e depois o desfile, era um momento de confraternização.
      e era bom desfilar né...
      bjs

      Excluir
  9. nossa bem legal participar de bandas, quando eu estudava já não tinha mais, mas minha mãe sempre fala qdo ela participava ^^
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Brubs,
      era bom demais, uma confraternização, fazia-se muitas amizades e aprendia-se muita coisa. está em falta isso. bjs

      Excluir
  10. Oi Antonio.
    Acho bacana você compartilhar conosco momentos que te marcaram.
    Ah, na minha escola não tive essa oportunidade, era uma escola pequena e nem tinha banda, e quando mudei de escola deixei a oportunidade passar porque achava que não levava jeito, na verdade, foi a timidez que atrapalhou.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Paty,
      este momento marcou particularmente porque sempre foi uma vontade de criança, adolescente e quando tive a oportunidade eu a peguei. infelizmente essas coisas estão morrendo, quase não se vê mais.
      bjs

      Excluir
  11. Oi Tony!!
    Que história legal! Senhor Namorador! Uma pena não ter fotos mesmo, ia ser legal conhecer a história e ainda ver imagens! Adorei!
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Paulinha,
      eu, namorador? tá bom hehehehehe. eu tinha algumas fotos, mas se perderam em algumas mudanças. Infelizmente. e que bom que gostou da história.
      bjs

      Excluir
  12. Olá Antonio, tudo bem?

    Eu cheguei a ver uma vez Fanfarra no aniversário do 7 de setembro, no Anhembi, aqui em SP. Mas infelizmente foi tão xoxo que desistimos de tomar sol e fomos andar em um parque próximo, rs.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Pamela,
      Sim, hoje em dia não se faz mais fanfarras como antigamente, não há mais vontade de ter isso nas escolas. uma pena.
      bjs

      Excluir
  13. Olá António, meu nome é Eduarda,tenho 15 anos e adorei a historia.. ela meio que me se parece com a minha, eu nunca tinha reparado nas bandas de 7 de setembro (na maioria das vezes, chamada assim) até o ano de 2014, comecei a namorar um menino que a família inteira participava da banda, o avô era diretor, o pai e o tio eram maestros, a madrasta tocava na banda e a irmã era porta-bandeira. Enfim, a família inteira (primos,tias,etc..) participava e eu fui uma vez no ensaio só que não deu para assistir direito já que eu tinha que ir embora para casa.. Mas depois desse dia eu fiquei completamente apaixonada por bandas de fanfarras e bandas marciais. Agora eu me afastei desse garoto (Ainda nos falamos) mas continuo com muita vontade de entrar, quando soube que na minha escola tinha dei pulos e mais pulos de alegria, mas fui na primeira aula e depois os maestros sumiram, frustação total.. Mas enfim, ainda sinto muita vontade de entra pra banda só que também não posso por causa dos meu horarios da escola. Mas enfim adorei a o blog e contar a minha historia aqui também. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduarda,
      Fiquei muito feliz que tenha gostado de minha história e também gostei de saber que gosta muito de fanfarra. Não se preocupe que a sua hora pode chegar, assim como foi a minha, apenas nao abandone sua busca. Te desejo muita sorte e sucesso.
      bjs

      Excluir

Obrigado por nos enviar uma mensagem!