terça-feira, 6 de janeiro de 2015

A TRILHA SONORA DA MINHA VIDA

A trilha sonora da minha vida.

Acho que dá para definir uma vida por uma trilha sonora. É bem possível. Claro que músicas sempre marcaram alguns pontos em minha vida. Umas mais e outras menos, mas sempre estiveram presentes. Quanto a isso não há a menor dúvida.

Tudo começou muito, quando eu tinha três ou quatro anos e estava internado por causa da doença que tive na perna direita (Ostiomelite). Durante todo o tempo em que fiquei internado eu passava meu tempo “lendo” gibis da Disney e ouvindo músicas no radinho de pilha da minha mãe. Era início da década de 70 (nasci em 1971, então eram 1974 ou 1975). Era essencialmente músicas românticas, época em que cantores brasileiros cantavam canções em inglês (Fábio Jr., Christian, Jessé e muitos outros). Também havia as canções italianas e francesas. Podem acreditar, algumas dessas músicas ficaram na minha memória. Até hoje.

Depois desse período vieram os excelentes anos 80. Como eu tive sorte de vivenciá-los. Toda a minha adolescência foi ouvindo os rock nacionais e internacionais, e como não devia ser diferente algumas dessas músicas marcaram pontos da minha vida adolescente. Auge do breakdance, Michael Jackson, Cindy Lauper, Madonna, Alphaville, A-ha, e muitos outros.

Já adulto, na casa dos vinte anos e solteiro, anos 90, a produção nacional eram as duplas sertanejas, que também marcaram minha vida, em algum momento.

Um pouco antes de casar, o que marcou muito foi as toadas de boi, pois estavam no auge bem na época em que conheci minha ex-esposa, que é claro que tínhamos a nossa trilha e a nossa música (Doce Mistério – Leandro e Leonardo).

Entendo que a minha vida inteira foi musical. Sempre alguma música esteve presente.

Infelizmente na minha fase mais madura, o que eu posso dizer? Que não há nenhuma música que tenha me marcado... Ainda. A produção está sofrível, para não dizer horrível mesmo. Não temos mais músicas que marcam pela sua sonoridade, pela sua letra ou melodia, são músicas que marcam por refrão grudento, letras sem “letra”. Vivemos a decadência da música.

Continuo ouvindo músicas? Sim, mas as mesmas que escutava quando eu era mais novo, pois tinham qualidade. E é evidente que ao ouvi-las acabo voltando a um tempo que foi bom e que deixou muitas memórias. É como se eu ainda estivesse lá. Muito bom... E a sua trilha sonora... Qual é?

(antes que perguntem porque não postei as músicas, eu respondo que a playlist seria gigante e tenho certeza que não aguentariam ler tudo hehehe).

Antonio Henrique Fernandes

Autor e Capitão deste Navio Errante.

50 comentários:

  1. Oi, Antonio!
    Nem preciso dizer que me identifiquei muito com este post, não é mesmo? Embora, eu seja mais... como direi... ah, mais adulta que você. KKKKKK....
    Achei bacana esse histórico musical!
    Sinto saudades daquele tempo em que se fazia música de qualidade.

    Abraços!
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiana,
      Também tenho saudades do tempo que se fazia música com qualidade. adorei, um pouco mais adulta do que eu hehehehehe, ou seja, viveu o mesmo período que eu.
      um abraço.

      Excluir
  2. Oiee ^^
    Acho que todo mundo tem uma trilha sonora em algum momento da vida, né? Às vezes ouço algumas músicas e me lembro de momentos de minha infância e coisas do tipo, a maioria delas Legião Urbana, Capital Inicial...
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Dryh,
      sim, todo mundo tem, isso vale para todos os momentos. é inevitável, sempre terá aquela música que marcou algum momento de nossa vida.
      bjs

      Excluir
  3. nossa a trilha sonora da minha vida teria muito Savage Garden que era uma dupla australiana =)
    bjs!

    ResponderExcluir
  4. Minha trilha sonora é bem curtinha, por incrível que pareça eu só escuto as mesmas músicas sempre e há anos rs. Tenho que concordar que vivemos a decadência da música... ainda assim existe algumas que se salvam.

    Abraços,
    Jéssica Rodrigues
    Coração Leitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéssica, tenho que confessar que ainda há algumas músicas que se salvam atualmente, mas é um período muito pobre em música de qualidade. eu ainda escuto algumas, mas as minhas preferências são realmente as mesmas que escuto há mais de 30 anos.
      bjs

      Excluir
  5. Olá, gostei da trilha sonora da sua vida, ela tem vários cantores muitos bons.
    Bjss!!

    http://stylishsgirls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laira,
      Obrigado, foi uma época muito boa em canções e cantores e eu pude vivenciar isso.
      bjs

      Excluir
  6. Antonio sempre com textos maravilhosos, música sempre marca seja nossa vida, ou mesmo um livro, momentos. Música é a extensão de nossos sentimentos muitas vezes. Adorei a postagem. abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Joyce,
      vc tem toda a razão, música é uma extensão de nossos sentimentos e sempre vai estar presente. em todos os momentos. dos tristes aos mais alegres.
      bjs

      Excluir
  7. OI Tony! Mais um pouquinho da sua história que adoro ler!! Feliz 2015! Tudo de bom para vc e sua família esse ano e sempre! Eu amo músicas!! Gosta das antigas, gosta das atuais também, escuto musica todo dia, é uma companheira de viagem junto com meus livros, acho que cada dia e cada momento pede músicas diferentes!! Eu vou muito pelo meu humor! Mas não pode faltar! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Paulinha,
      um Feliz 2015 para vc e sua família tb. Música nunca pode faltar...é o que dá o ritmo da vida. em todos os momentos.
      bjs

      Excluir
  8. Concordo com que vc de hoje a musica estar sofrivel, mas é só procurar que acha bastante coisa boa, Maria Gadu, O Teatro Magico, 5 a seco, alguns reggaes. Todos nacionais e otimos!
    Mas as antigas, aaaaaaaaaah as antigas <3
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Brubs,
      As antigas... bem as antigas são as melhores, sempre. é claro que hoje em dia a gente garimpa e consegue achar música boa, mas o que vai para a mídia não serve. muita música ruim.
      bjs

      Excluir
  9. Oi Antonio.
    Hoje é tão complicado gostar de uma música, pois as letra são todas muitos feias. Não todas de fato, mas muitas delas. Lembro-me que ante erram muito melhores

    Beijos
    http://www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Fê,
      antigamente as músicas eram melhores, inclusive as letras, eram mais bobinhas (outras nem tanto, mas ainda assim melhores do que as de hoje), vamos torcer para isso mudar.
      bjs

      Excluir
  10. Oi, Antonio!
    Achei muito sensível o seu relato, sabe? Acredito que se pensarmos em cada momento importante ou marcante em nossas vidas, teremos mesmo uma música específica que melhor poderá expressá-los (rs). No atual momento da minha vida, por exemplo, sei que seria um rock muito pesado. Estou me sentindo enlouquecendo, mas faz parte.

    Obrigada pela bela partilha!

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Fran, obrigado
      é verdade, cada momento importante de nossa vida é marcado por uma música, momentos tristes ou momentos alegres. quanto a enlouquecer, esse momento vai passar hehehe.
      bjs

      Excluir
  11. Olá Antonio!
    Eu amo música e tem várias que me faz lembrar momentos da minha vida.
    Eu concordo plenamente com você que hoje as músicas não tem mais letras, é só batida e olhe lá. E isso vai de mal a pior. Adorei o seu texto.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Suelen,
      acho que cada pessoa tem uma trilha sonora muito pessoal, que marca todos os momentos de sua vida. hoje é mais complicado devido a qualidade do que nos ouvimos.
      bjs

      Excluir
  12. Olá Antonio. Que legal o seu post. Gostei muito mesmo.
    Concordo que as músicas antigas são mil vezes melhor. Nada melhor do que Engenheiros do Havaí, Renato Russo e obviamente Mamonas Assassinas.
    Beijos e sucesso.
    http://chuvaelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Irisvanda,
      Mamonas Assassinas, eu lembro que fui assistir ao show deles em minha cidade, um pouco antes de acontecer o acidente, eu estava com febre, com 39 graus, mas fui para levar meu irmão caçula, me diverti bastante e mesmo fraco ainda colocava ele nos ombros para ver os artistas. bons momentos. mais um kkkkk.
      bjs

      Excluir
  13. Adorei o post..todo mundo tem uma ou mais músicas que marcaram a vida de cada um...eu tenho muitas no sertanejo, no samba, no pagode, nas músicas do meu rei Michael Jackson(nunca morrerá). São músicas que ouvi quando adolescente no primeiro amor, nas baladas com a galera, quando conheci meu marido, quando ganhei meu principe..são vários momentos e várias músicas que marcaram cada um deles.

    Háaaaa, só me resta suspirar e guardar na memória e no coração, as músicas e momentos que mais me marcaram nesses meus 27 aninhos de vida, e em todos os outros que irão vir por ai.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Simeia,
      e graças a internet hoje podemos resgatar muitas dessas músicas e ter elas bem juntinha da gente.
      bjs

      Excluir
  14. Oie, tudo bom?
    Eu quero fazer um post para comentar sobre as músicas da minha vida também. Você vivenciou um período musical bastante rico, principalmente na década de 80. Eu nasci no finalzinho dessa década, mas curto Legião, Paralamas e Capital Inicial.
    Acredito que as músicas nos remetem aos melhores momentos da nossa vida.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Aline,
      confesso que minha adolescência foi muito boa em questão de música, foi realmente um período fértil e com músicas que marcaram as nossas vidas.
      bjs

      Excluir
  15. Olá... tudo bem???

    Eu nasci em 82 então era uma criança quando teve seus melhores momentos na década de 80 mas posso dizer que sim... depois que me dei por gente... fui descobrindo as músicas... amo as lançadas em 70,80 e 90... adoro as românticas e as dance music... não adianta eu amo... adoro zouk e soul... e quando os dois ritmos estão misturados melhor ainda... amo as músicas antigas dos paralamas e roxete.... então se deixar vou embora..... Xero!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi diana,
      tudo bem sim, os anos 80 foram realmente muito pródigos em questão de música, as músicas marcaram vários períodos da minha vida durante os anos 80, anos setenta ainda peguei quando criança e tb foram ótimos, os anos noventa acho que foi a ultima década realmente boa. vamos ver o futuro.
      bjs

      Excluir
  16. Muito legal! Nunca pensei em uma trilha sonora para minha vida, mesmo escutando algumas, não sou tão ligada a música, acho que não saberia escolher, rs.

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sammy,
      às vezes nós não sentimos, mas a nossa trilha sonora está lá... faz parte da nossa vida...está nos momentos bons e nos momentos ruins. só prestar atenção que vc vai achar a sua trilha.
      bjs

      Excluir
  17. Oie, sou do tipo que ama música e mudo de gosto o tempo todo. Basicamente escuto de tudo, com algumas exceções, que não posso considerar como música. Não sou do tipo crítica, quando a música faz com que eu me sinta bem eu adiciono em minha playlist. Nunca montei uma para a minha vida, mais tenho uma música especial que gostaria que tocasse no meu funeral: Will You Still Love Me Tomorrow na voz de Amy Winehouse. Essa música é perfeita.

    Bjks

    Patty Santos
    Blog Coração de Tinta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Patty,
      música faz parte de nossa vida, não há como negar, está em todos os momentos e assim como vc ouço de tudo, sou bastante eclético. mas ainda não escolhi a trilha a ser tocada em meu funeral risos...
      bjs

      Excluir
  18. Minha vida tem trilha sonora diariamente huahuahua Tudo com música fica melhor, certo? Não sei dizer qual é a minha trilha sonora, como disse, depende da fase, do humor... nunca é apenas uma trilha

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Kel,
      sim, com música tudo fica melhor, mas pode ter certeza que algumas músicas marcam mais que outras, mesmo que não percebamos.
      bjs

      Excluir
  19. Oi
    Ah acho que eu não consigo fazer uma trilha sonora da minha vida, tem música demais que me lembra muita coisa.
    A-ha <3, amava e ainda amo, ouvir essa banda me traz tantas recordações boas.
    E também acho que hoje é raridade encontrar música de qualidade.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Paty,
      olha, ainda bem que existem músicas demais, o mesmo que acontece comigo, mas algumas marcam sempre mais que outras. o A-ha marcou uma época muito boa em minha vida e até hoje ouço a banda.
      bjs

      Excluir
  20. Olá tudo bem ?
    Gostei muito do texto, afinal quem não tem algumas músicas marcantes em determinados momentos da vida?
    Mas acho que não conseguiria fazer uma playlist da minha vida inteira, afinal foram tantas musicas, tanas situações e sentimentos que seria difícil defini-los.
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Carlos,
      concordo com vc, inclusive na quantidade de músicas que seria dificil fazer uma playlist, até como eu afirmei no meu texto. no entanto, há algumas músicas que marcam mais que outras, com certeza.
      um abraço.

      Excluir
  21. Aaaaaaah como eu amo trilhas sonoras.
    Volta e meia me pego ouvindo alguma música e começo a recordar de determinadas fases da minha vida.
    Foi gostoso ler este post e saber um pouco da sua trilha, e eu não me importaria se tu colocasse todas as músicas hehehe

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Alessandra,
      trilhas fazem parte de nossas vidas... vou pensar em postar uma playlist hehehehe
      bjs

      Excluir
  22. Oi Antonio!
    Acho que comigo acontecesse a mesma coisa, eu tenho fases marcantes e todas tem trilha sonora hehehe. Minha playlist vai de acordo com o meu humor, em como anda minha vida, hoje por exemplo estou obcecada por Adam Levine, Taylor Swift, Beyonce, Jesse J e Ed Sherran. Eu quando pequena ouvia muito aquele velho flash back onde tocava Cindy, Madonna e Michael e ficava dançando feito louca pela casa... coisas de criança.

    Adorei o post!
    Parabéns!

    Beijocas da Deebs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Deebs,
      pode ser coisa de criança, mas marcou sua vida e assim ficará. toda fase, boa ou ruim é marcada por uma música. tenha certeza disso.
      bjs

      Excluir
  23. Olá Antonio, tudo bem?

    A não ser as músicas da época que era pequena, não acho que tenho nenhuma especial agora :/

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pamela,
      As músicas mais antigas foram as que sempre marcaram. Hoje está mais complicado.
      bjs

      Excluir
  24. As musicas nos acompanham e marcam muitos momentos,queria ter uma memória tão boa quanto a sua para relembrar as músicas que marcaram os primeiros anos da minha vida,lembro de algumas que ficaram bem gravadas durante a minha adolescencia e concordo que as musicas de hoje estão sofríveis mesmo,são tantas melodias de péssima qualidade,mas ainda assim amo música e tem algumas bem novas que estão guardadas comigo.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Bia,
      Músicas sempre marcam algum momento, seja bom ou ruim. e apesar das músicas péssimas de hoje ainda dá pra conseguir peneirar e achar músicas de boa qualidade.
      bjs

      Excluir
  25. Oi Antônio, acho que toda vida tem uma trilha sonora diferente da outra, cada um com seus gostos. Aquela música que lembra aos melhores momentos. ah, essa são as melhores ♥ Acho que para cada momento tem uma música que marcou-o. e isso só deixa a música mais especial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Italo,
      Exatamente. cada período foi marcado por alguma musica e isso a tornou especial. essas a gente não enjoa de ouvir nunca.
      um abraço

      Excluir

Obrigado por nos enviar uma mensagem!