segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Se você pudesse voltar no tempo, mudaria alguma coisa em sua vida?

Ontem estava pensando sobre esse assunto. Na delegacia onde trabalho, o delegado falou algo sobre se a gente tivesse os nossos vinte anos com a maturidade que temos hoje.

É realmente um tema que faz refletir.

E se eu pudesse voltar no tempo? Mudaria alguma coisa? Acho que todo mundo gostaria de ter os seus vinte e poucos anos, mas com a cabeça de 40, já com maturidade, com uma experiência de vida maior. Provavelmente não teria dificuldades.

Argumentei que seria interessante fazer essa volta no tempo. Mas ao mesmo tempo indiquei que foram os erros do passado que me prepararam para ser o profissional e o homem que sou hoje.

Uma viagem no tempo acarretaria alguns problemas “temporais”, ou como dizem, acarretaria uma aberração, um paradoxo temporal. Primeiro porque teria ao mesmo tempo dois “EU”, o presente (ou futuro) e o passado. E qualquer mudança que eu fizesse no passado afetaria radicalmente o futuro. Uma decisão mal tomada no passado mudaria todo o presente que conheço. Seria uma outra linha de tempo, com outros acontecimentos.

Talvez o ideal fosse voltar a mente no mesmo corpo, mas ainda assim teria problemas, as suas lembranças do tempo “futuro” atrapalharia o novo futuro, é até provável que tomasse as mesmas decisões.

Difícil de entender? Sim. Com certeza.

Me arrependo de algumas decisões que tomei na vida. Absolutamente. Mas esses erros e acertos moldaram o homem que sou e que serei ainda mais no futuro. Outras decisões poderiam ter me tirado a mulher que tive, a filha que tenho, emprego. Já disse anteriormente que eu era muito tímido, agora imagine voltando no passado e tirando essa timidez como eu reagiria. Seria bem diferente, poderia nem ter conhecido a mulher que seria minha esposa e não teria a filha linda e amada que tenho hoje.

Conhecer o passado é fazer um futuro melhor.

Respondendo à pergunta: não... Eu não voltaria ao passado para mudar nada. Deixo tudo do jeito que está, porque é assim que tem que ser.


Antonio Henrique Fernandes

Autor e Capitão deste Navio Errante.

26 comentários:

  1. Nossa, se eu voltasse aos meus vinte anos com a maturidade de hoje eu iria rever muitas coisas. Estudaria mais, correria atrás de muitas coisas que perdi. Mas como não posso eu aproveito o que tenho. Vivo o dia de hoje e não fico insana com o amanhã, senão caspa vira mandiopan. Ótimo post, como sempre.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Vivi,
      por isso temos que viver a vida com intensidade, para não sobrar espaços para os arrependimentos.

      bjs

      Excluir
  2. Tenho somente 15 anos, mas não gostaria de ter voltado jamais no passado. Me arrependo de algumas coisas que fiz e não fiz. Mas essas "coisas" me fazem ser quem eu sou atualmente por isso sou grato a cada erro meu. Li em um livro e coloco essa frase para os que estiverem lendo refletirem: "Um vida sem erros não vale a pena ser vivida."

    Italo T
    http://www.ler-e-ser-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ítalo, vc é muito novo ainda, vai passar por muita coisa e lá na frente vai ter motivos de orgulho ou arrependimento, mas isso são lições que ficam e com a obrigação de aprender.
      um abraço.

      Excluir
  3. Tenho 23 e até o momento não sinto vontade de voltar no tempo para mudar nada.
    Essa semana assisti um documentário no History que falava sobre viagens no tempo e eles falaram bastante sobre os problemas temporais. Eu gostaria de voltar no passado bem passado, antes mesmo de nascer só para ver como as coisas eram antigamente.

    Bjs
    Jéssica Rodrigues
    Lilian & Jéssica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéssica, acho que o ideal seria voltar no tempo e só observar, pois já pensou alguém voltar no tempo e matar o Hitler quando era mais novo, como seria o mundo atualmente? isso é só um exemplo. o passado serve para nos inspirar a fazer coisas boas no futuro. lições aprendidas.
      bjs

      Excluir
  4. Oi tudo bom
    olha eu mudaria tanta coisa,mais muita coisa mesmooo
    tenho 33 anos,mais voltaria uns 6 anos em minha vida rsrrss
    sim esses na qual eu poderia fazer diferente muita coisa...nao que tenha feito coisas ruins,pelo contrario poderia ter sido mais talves ruinzinha com as pessoas rsrrss
    mais e bom de vez em quando fazer essa analise ne?
    bjsss
    www.zilandramakes.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Zilandra,
      Com certeza, essa volta no tempo pode ser feita através de nossa consciência, para analisar o que fizemos de bom e ruim e o que poderemos fazer no futuro.
      bjs

      Excluir
  5. Eu pagaria para ver, Antonio. Gostaria de mudar algumas decisões ou palavras no passado e, sim, pagaria para ver quem me tornaria depois dessas mudanças. Sei que não seria quem sou hoje, mas quem sabe poderia ser até uma pessoa melhor sem esses arrependimentos? Eu sou "gata escaldada", já sofri o suficiente para me fazer hesitar demais, sabe? Gostaria de ser um pouco inconsequente, um pouco menos apegada à segurança como sou hoje.
    Mas concordo com você sobre as mudanças no presente serem, talvez, menos do que gostaríamos ou pensamos que seria com essas mudanças. Tenho hoje tudo o que preciso. E não me refiro a bens materiais. Tenho um marido que amo e, céus, não me perdoaria se voltasse no tempo e o perdesse porque o meu presente teria mudado.

    Aiai… não dá para viver as duas dimensões? Haha.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Francine,
      a volta no tempo é um assunto polêmico, porque vontade a gente tem de querer voltar e mudar alguma coisa, fico imaginando o que mudaria com algumas decisões trocadas no passado. mas aí posso não ter a minha filha no momento atual. muito complicado. hehehe
      bjs

      Excluir
  6. Oie, tudo bom?
    É uma reflexão bastante interessante e eu acho que não mudaria nenhuma decisão que tive. Como você disse, foram nossas decisões que moldaram quem somos atualmente. Não seria a Aline que sou hoje sem os erros e acertos do passado.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Aline,
      a volta ao passado pode ser feita de forma retórica, lembrando os erros e acertos e tentar corrigir aquilo que precisa ser corrigido. mas que seria interessante voltar de verdade no passado seria hehehe.
      bjs

      Excluir
  7. Oiee ^^
    Sempre quis voltar no tempo para mudar alguma coisa, mas como você disse, poderia acarretar consequências sérias no presente e futuro, e de jeito nenhum eu faria alguma mudança no passado. Vai saber o que aconteceria...
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Dryh, toda volta ao passado, como no filme De Volta para o Futuro, acarreta alguma mudança, pode ser mínima ou pode ser catastrófica, imagine mudar uma decisão, como isso afetaria o futuro? eu gostaria de voltar n o tempo, mas apenas como observador, pois gosto muito de história.
      bjs

      Excluir
  8. Eu não mudaria nada, todas as minhas experiências, sejam boas ou ruins, me ajudaram a ser quem eu sou hoje e agradeço muito por todas elas. Afinal nossa maior escola é a vida!

    Abraço,
    Diego de França
    Leitor Sagaz

    ResponderExcluir
  9. Nossa com certeza eu mudaria algumas coisas , eu8 mudarias as mais importantes !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a gente sempre quer mudar alguma coisa. principalmente aquela que faz uma grande diferença no contexto atual, as vezes quero mudar tambem, mas penso nas consequencias.
      um abraço

      Excluir
  10. OMG! Que pergunta mais complexa LOL
    Bem eu mudaria sim,eu voltaria aos meus 15 anos e viveria cada dia como se fossem únicos. Essa etapa da minha vida foi realmente devastador,não gosto nem de lembrar.
    Beijos Antonio!

    ResponderExcluir
  11. Oi Antonio.
    Ahhh, eu mudaria algumas coisas sim se voltasse, não coisas cruciais sabe, acredito que aprendemos com nossos erros para amadurecemos e não efetuarmos novamente. Mas eu queria ter evitado algumas coisas sabe, alguns erros que eu poderia não ter cometido. De toda forma, é algo complexo de se pensar. Acho que todos de certa forma, desejamos voltar no tempo e mudar algo, seja pelo bem ou pelo mal.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que isso seja natural, voltar para consertar alguma coisa que fizemos, mas imagine toda a consequencia disso, né.
      um abraço.

      Excluir
  12. Oi Antonio.
    Se eu tivesse a cabeça que tenho hoje vinte anos atrás, as coisas por si só já seriam diferente, experiência e maturidade colabora pra isso.
    E se eu pudesse voltar, mudaria sim algumas coisas.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que até o pensamento de voltar no tempo para consertar alguma coisa já mostra maturidade, o erro foi detectado e você fica querendo consertar. é natural querer voltar para consertar algo que feriu alguem, ou a vc mesma.
      bjs

      Excluir
  13. Já pensei muito em voltar no tempo para não cometer alguns erros enormes que comet,mas como você escreveu, foram meus erros e acertos que me fizeram ser quem sou hoje,então não sei se seria tão bom asim....

    adorei o texto....

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É natural pensar em voltar e consertar os erros, mas apenas o reconhecimento desses erros já acho que seja voltar no passado e uma aviso para não fazer mais isso. e isso mostra maturidade, que com o tempo ganhamos. voltar no tempo talvez não fosse tão bom assim, nesse caso, mas adoraria voltar no tempo para acompanhar alguns fatos históricos hehehehe.
      bjs

      Excluir

Obrigado por nos enviar uma mensagem!