sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Aprendendo a nadar.

Foi aqui que aprendi a nadar
 Não me recordo exatamente a idade que eu tinha quando aprendi a nadar, provavelmente entre 12 e 13 anos, e para alguns pode soar meio tarde, mas eu não vivia em piscinas para aprender a nadar.


No entanto, aqui em Porto Velho tem um clube chamado Botafogo, que ainda existe e tem várias escolinhas, do qual naquela época eu não tinha acesso. Acontece que uma tia minha era sócia e quando ela ia para o clube eu entrava e conseguia brincar na piscina, tanto a média quanto na piscina olímpica.

A piscina em que aprendi a nadar.
E foi justamente nessas idas ao clube que comecei a frequentar a piscina maior e devagarzinho comecei a enfrentar o fundo, nadando cachorrinho. De começo eu nada de um lado para o outro da piscina, até criar coragem e estar mais confiante para cruzar os 50 metros da piscina olímpica.

A partir daí comecei a enfrentar outras piscinas e principalmente os rios que existem aos montes na minha cidade, incluindo aí o mais famoso, o Rio Madeira.

eu era como esse garoto no Rio Madeira
A primeira vez que fui a uma piscina depois que aprendi a nadar foi em um retiro do Colégio Dom Bosco no clube da AABB, localizado nas margens da BR 364. A piscina era para adultos, bem funda e não tive medo.

Famoso Rio Madeira.
Virei um peixinho e nada me segurava mais. Com meus amigos cansei de tomar banho no Rio Madeira, pular de alturas consideráveis, de pontes, de barrancos. Me considero um nadador razoável.

E aprendi a nadar sozinho. Como muitas coisas que aprendi na vida.


Antonio Henrique Fernandes

Autor e Capitão deste Navio Errante.

10 comentários:

  1. Oi, Antonio!
    Que legal aprender a nadar sozinho! Isso exige muita coragem, nossa… Eu sou daquelas que "se não sentir o fundo com os pés", perde o controle. É difícil me entregar à insegurança dessa forma. Por isso, admiro muito você por ter conseguido sem ajuda nenhuma. :D

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fran,
      eu já fui assim, se não sentisse o fundo eu me apavorava, por isso tratei de aprender logo hehehehe. mesmo sozinho. a segurança vem com a prática. tente.
      bjs

      Excluir
  2. Eu acho lindo quem sabe nadar, eu patona aqui não sei rsss até fiz natação mas ainda não aprendi kkkk. Quero colocar meus filhos para aprender a nada e não passar vergonha agarrando as bordas como a mães rssss. abraços


    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joyce, entre junto com seus filhos e aproveite a natação e o aprendizado com eles.. com certeza aproveitará bastante. e com a prática vem a segurança.
      bjs

      Excluir
  3. Nunca aprendi a nadar e hoje em dia morro de medo! Que bom que você conseguiu, ainda mais sem ajuda! Fiquei impressionada, com certeza foi um desafio e tanto! Deve ser gostoso nadar, principalmente ao lado dos amigos, rs.

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Sammysam, com certeza é uma delícia nadar, sem limites impostos, seja em piscina, rio ou mar (apesar que mar é mais perigoso e rio grande também), mas é muito bom mesmo. vença seu medo. faça como eu, vá devagar, sem pressa, primeiro tire o medo e depois com a prática vem a segurança.
      bjs

      Excluir
  4. Oi, Antonio.
    Não me recordo quanto tinha em idade também, mas foi meus irmãos e primos quem me ensinaram a nada. E até hoje nem tenho coragem de entra na água sozinha.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fê, tem que tirar esse medo. todo corpo boia, se vc já foi a uma piscina, sabe disso. claro que não há necessidade de ficar o tempo todo na parte funda, vá apenas para nadar e depois retorne para o raso, é o que faço, senão afundo do mesmo jeito kkkkk.
      bjs

      Excluir
  5. Oi Antonio !!

    Gosto muito de ler seus textos e sobre as suas experiências,você foi muito corajoso para aprender a nadar sozinho e vencer todas as difucldades do aprendizado sem nnguém ao seu lado.

    Mais um texto lindo que adorei ler!!

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Biazinha, obrigado,
      foi uma experiência incrível aprender a nadar, era algo que me propus a fazer e cumpri. acho que quando a gente quer alguma coisa muito logo se consegue.
      bjs

      Excluir

Obrigado por nos enviar uma mensagem!