quarta-feira, 29 de outubro de 2014

OBRAS DE TERROR – Livros

OBRAS DE TERROR – Livros




Olá meus caros navegante, o Dia das Bruxas está chegando, e como já postei a minha listinha dos filmes de terror que eu assisti e aprovei no quesito susto, agora chegou a vez das obras literárias e olha que tem muito. Não cheguei a ler tanto livro assim, ao menos de terror, e os que eu li com certeza foram do mestre Stephen King, por esse motivo, colocarei na lista aqueles que eu considero os melhores livros do mestre e abaixo acrescento os cinco livros que eu indicaria para uma leitura (inclusive para mim). Espero que gostem e divirtam-se.

Os melhores de Stephen King

1 – A casa Negra.

O mestre do terror Stephen King e Peter Straub escrevem, 18 anos depois, a continuação do livro "O talismã". Vinte anos se passaram e Jack Sawyer não é mais um menino. Aos 32 anos, não se lembra dos acontecimentos terríveis de quando tinha apenas 12 anos e que o levaram a um estranho universo paralelo - os Territórios. Agora, Jack é um detetive aposentado e mora no vilarejo de Tamarak. Um estranho acontecimento forçou-o a deixar a policia, e ele vive tranqüilo, protegido das recordações perigosas. Mas sua tranqüilidade está prestes a acabar. Uma série de assassinatos macabros faz com que o chefe de polícia local, amigo de Jack, lhe implore que ajude a polícia a encontrar o assassino.

2 – Desespero.

"Quando o sol se põe e um vento soturno começa a soprar, tudo pode acontecer. E é bem provável que logo se descubra o verdadeiro sentido da palavra desespero."
Stephen King
Um gato espetado numa placa da Rodovia 50 - uma das mais solitárias dos Estados Unidos - revela que nem sempre é fácil chegarmos ao nosso destino. O professor Jackson e sua esposa, a família Caver e o escritor Jonh Marinville sabem disso. O trajeto até a cidade de Desespero indica que a viagem será sombria e assustadora. Afinal, ao longo deste insólito caminho existe Collie Entragian, um louco disposto a fazer das suas palavras a própria lei. Quem conseguirá sobreviver? Este é o ponto de partida do novo romance de Stephen King, "Desespero". Neste romance, o grande mestre descreve a luta apocalípitca entre Deus e o demônio que acontece na pequena cidade de Desespero. O terrível personagem Entragian é apenas uma ponta visível de um terror que tem longos e poderosos tentáculos. O confronto é cruel e literalmente desesperador.... Prepare o seu fôlego e embarque nesta trama alucinante do mestre King. 

3 – Rose Madder.

No dia que em saiu de casa, dando fim a um casamento de 14 anos, Rosie Daniels sabia que não seria nada fácil escapar do marido, o violento Norman Daniels. Mas, depois de 14 anos de torturas diárias e violências sexuais, Rose sabia que não teria mais nada a perder. Ao fugir, levando apenas o cartão de banco do marido, Rose tem certeza de que está entrando numa guerra sangrenta - cujo final pode ser fatal.

4 – Buick 8.

A polícia da Pensilvânia esconde há anos um terrível segredo. Na escuridão do galpão 8, atrás da delegacia, um misterioso carro permanece guardado - um Buick Roadmaster. Invulnerável a arranhões e sujeira, dono de um motor bizarro que nunca funciona e capaz de recuperar-se sozinho de qualquer avaria, o automóvel esconde um enigma desafiador, sobrenatural e mortífero. Em BUICK 8 Stephen King apresenta uma história sobre o que os acontecimentos da vida têm de essencialmente indecifrável, e como é impossível encontrar neles um significado. Trata-se de um romance sobre a fascinação que todos sentimos pelo sobrenatural, sobre como insistimos em buscar respostas onde não existem, e sobre a mais poderosa das armas que dispomos - nossa imaginação.

5 – A Torre Negra (saga com 07 volumes).

Apontada como a mais importante obra do cultuado escritor norte-americano Stephen King, a série A Torre Negra foi descrita por seu autor como "o mais longo romance popular de todos os tempos".  Inspirada no universo imaginário de J.R.R. Tolkien e no poema épico do século XIX "Childe Roland à Torre Negra Chegou" e repleta de referências à cultura pop, às lendas arturianas e ao faroeste, A Torre Negra mistura ficção científica, fantasia e terror numa narrativa que forma um verdadeiro mosaico da cultura popular contemporânea.  Elaborados ao longo de trinta e três anos entre 1970 e 2003, os sete volumes de A Torre Negra transportam o leitor para uma jornada épica e arrebatadora que cultiva uma legião de fãs ao redor do mundo. 


Uma observação - existem muitos livros de Stephen King que foram transformados ou em série de TV ou em filmes para as telonas, neste caso a lista é bem maior, pois eu assisti e não li o livro. São eles: Christine, o carro assassino; Carrie, a Estranha; O Iluminado; A Dança da Morte; Insônia; A Tempestade do Século e O Apanhador de Sonhos.

Evidentemente que nesta lista de livros de terror não podem faltar Edgar Allan Poe e H. P. Lovecraft, então a minha lista de indicações são:

1 – Histórias Extraordinárias – Edgar Allan Poe.

Nestes contos selecionados e traduzidos por José Paulo Paes , Edgar Allan Poe (1809-1849) imaginou algumas das
mais conhecidas histórias de terror e suspense da literatura, tramas que migraram da ficção direto para o imaginário coletivo
do Ocidente. É o caso de O gato preto, a tenebrosa história de um assassinato malogrado, ou de O poço e o pêndulo, que apresenta uma visão macabra da ansiedade da morte. Pioneiro dos contos de mistério, como
A carta roubada e O escaravelho de ouro, Poe deu a seus personagens notável profundidade psicológica. Usando diversos artifícios narrativos inovadores, criava climas e situações aterrorizantes. Apresentação do tradutor.

2 – O chamado de Cthulhu – conto de H. P. Lovecraft (um dos contos do mito Cthulhu).

O Chamado de Cthulhu reúne desde as primeiras produções de Lovecraft, como Dagon, até obras escritas logo antes de sua morte, como O assombro das trevas. Traz ainda o grande clássico O chamado de Cthulhu e o inédito A música de Erich Zann, considerado pelo autor um de seus melhores escritos. O volume é um desconcertante passeio pelo universo macabro de um dos grandes mestres do horror.

3 – Desfiladeiro do Medo – Clive Barker.

Hollywood transformou Todd Picket em um astro. O tempo, porém, está lhe cobrando um preço por isso. Ele não tem mais o rosto perfeito do ano anterior. Após uma cirurgia plástica malfeita, Todd precisa de um lugar onde possa esconder-se durante algum tempo, enquanto as cicatrizes desaparecem. Querendo ser momentaneamente esquecido, instala-se em uma mansão no Coldheart Canyon - recanto da cidade tão secreto, que sequer consta nos mapas. Tammy Lauper, presidente de seu fã-clube, chega à cidade de Los Angeles resolvida a solucionar o mistério do desaparecimento de Todd. Mas a busca não está se mostrando nada fácil. Quanto mais perto chega de Todd, mais segredos descobre a respeito do Coldheart Canyon: os espíritos da ´Lista A´ dos astros e estrelas falecidos de Hollywood que vieram participar de orgias no canyon: Katya Lupi, a estrela de coração frio, que caiu no esquecimento e que deu o nome ao local, continua viva e bela após cem anos; e, finalmente, a porta, nas entranhas do Palácio dos Sonhos de Katya, que se abre para um outro mundo: a Terra do Demônio. Ninguém que tenha se aventurado nesse recanto maldito e bárbaro do inferno voltou sem a alma obscurecida pelo que viu e fez.

4 – Frankenstein – Mary Shelley.

A princípio, tratava-se de um pequeno conto sobre um jovem estudante suíço que ambicionava criar um ser ideal, injetando vida a um corpo morto. Mais tarde, transformado em romance, tornou-se um marco na literatura do gênero. Frankenstein ou o Moderno Prometeu (Frankenstein; or the Modern Prometheus, no original em inglês), mais conhecido simplesmente por Frankenstein, é um romance de terror gótico com inspirações do movimento romântico, de autoria de Mary Shelley, escritora britânica nascida em Londres. O romance relata a história de Victor Frankenstein, um estudante de ciências naturais que constrói um monstro em seu laboratório. Mary Shelley escreveu a história quando tinha apenas 19 anos, entre 1816 e 1817, e a obra foi primeiramente publicada em 1818, sem crédito para a autora na primeira edição. Atualmente costuma-se considerar a versão revisada da terceira edição do livro, publicada em 1831, como a definitiva. O romance obteve grande sucesso e gerou todo um novo gênero de horror, tendo grande influência na literatura e cultura popular ocidental.

5 – O médico e o mostro – Robert Louis Stevenson.

Todo mundo tem um lado bom e um lado mau. Com essa ideia em mente, Robert Louis Stevenson criou uma das mais famosas histórias de terror e suspense da literatura que agora acaba de chegar à Coleção É só o começo. O médico e o monstro para neoleitores conta passo a passo como o Dr. Jekyll, um respeitado médico inglês, vai se afastando do convívio com os amigos, ao mesmo tempo em que o assustador e misterioso Sr. Hyde parece ter cada vez mais influência sobre ele. A partir do momento em que alguns crimes brutais passam a assustar os moradores da Londres do século XIX, um amigo do Dr. Jekyll, o advogado Utterson, começa a suspeitar que algo muito estranho está acontecendo e inicia sua própria investigação.

Vale ressaltar que esta é a minha lista e indicações. Boa leitura e bom divertimento.


Antonio Henrique Fernandes

Autor e Capitão deste Navio Errante

26 comentários:

  1. Amei sua seleção de terror! Todos os livros muito bons! Quero ler Frankestein há tempos, principalmente agora q voltei de Londres e conheci a casa da autora :)
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Babi,
      obrigado pela visita. ótima oportunidade então para ler um clássico né.
      bjs

      Excluir
  2. Rapaz, vergonhosamente NUNCA LI NADA DO TIO STEPHEN! (rs) Mas, em minha defesa, saiba que adquiri O Apanhador de Sonhos justamente para conhecer sua narrativa. Eu já assisti a vários filmes adaptados das obras dele também, mas por não ser meu gênero favorito fui procrastinando o momento de ler algum dos seus livros.
    Tenho o livro que citou do Edgar Allan Poe! Pretendo lê-lo em breve (rs). E O Médico e o Monstro também está na minha prateleira.

    Gostei das dicas, viu? A Torre Negra é uma paixão do meu cunhado… Ele sempre me disse que eu gostaria se lesse a série. Vou procurar fazê-lo.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Francine,
      são livros muito bons. todos eles. de Poe eu li O Corvo e alguns contos, o médico e o monstro sempre vi os filmes, agora a Torre Negra, li todos hehehehe.
      bjs

      Excluir
  3. Adorei a seleção!
    De terror já li alguns de Poe e amei
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  4. Acho que minha lista de livros aumentou consideravelmente hoje - e o meu dinheiro vai acabar!

    Parabéns pelo ótimo trabalho!
    http://www.msbarbaraherdy.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Barbara,
      obrigado, e bom divertimento ao ler os livros.
      bjs

      Excluir
  5. Oi, Antônio!
    Super bacana as indicações. Stephen King é praticamente lei indicar seus livros quando o gênero é terror/suspense etc. Não é à toa que ele é O Rei da coisa toda. Infelizmente li apenas um livro dele mas já estou preparando a listinha para comprar outros e conhecer melhor. Dicas anotadas!

    Sempre tive muita vontade de ler O Médico e o Monstro. Sempre vi pessoas comentando e não sei porque, de fato, nunca comprei ou procurei. Fui dar uma olhada agora e tem edições com valores bem acessíveis; vou tratar de colocar na listinha de compras.

    Blog:
    Cantar Em Verso . Fbook Cantar em Verso
    Pessoal:
    Fbook . silvianecasemiro@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silviane,
      que bom que vai adquirir alguns desses livros, espero que se divirta como eu me diverti.
      bjs

      Excluir
  6. Oi tudo bom?
    respeito demais,mais olha nao leio obras de terror nem sonhandooo
    sou das que fica depois com medo de bebr agua kkk
    mais super valido seu post para o momento...
    bjsss l
    www.zilandramakes.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Zilandra,
      são apenas indicações. kkkkk. só leia se quiser e se estiver à vontade para isso. mas recomendo.
      bjs

      Excluir
  7. Oi Querido!!!! Saudades de vir aqui! Entãooo não brigue comigo, masss nunca li nada do mestre King! Filmes já, livros ainda não! Gosto dos contos do Edgar Allan Poe. E o filme inspirado na vida dele também! Eu li uns nacionais de terror bárbaros! Á Sombra da Lua, Máscara e o A garota das Cicatrizes de Fogo! São fodásticos! Adorei o post! Beijosssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulinha,
      que bom que voltou, e a hora é ótima para começar a ler o mestre. kkkk.
      bjs

      Excluir
  8. Oi, estou loca para ler algum dos livros macabros do Stephem King, mas cadê a coragem que eu não acho?Hahahahah. Mas um dia ainda tomo coragem e me delicio com as obras dele.
    Os outros ainda não conhecia, anotei alguns.


    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simeia,
      nunca é tarde para ler o mestre Stephen King. e leia sim, tenho certeza que irá gostar das obras.
      bjs

      Excluir
  9. Olá Antonio

    Cara, sou apaixonado por terror e adorei suas dicas. Stephen King não pode faltar em nenhuma lista de livros de terror, sempre deve haver pelo menos um kkk.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo Henrique,
      com certeza em qualquer lista que se preze tem que ter Stephen King.
      um abraço.

      Excluir
  10. Antonio ainda não consegui ler o mestre King tenho muita vontade de ler a Torre Negra e seus 7 volumes, estou com o Iluminado e não vejo a hora de começar. abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joyce,js
      eu li e recomento a Torre Negra... é uma leitura intensa, tensa e vc fica o tempo todo querendo saber mais e mais. e mãos à obra com o Iluminado.
      bjs

      Excluir
  11. Oi Antonio, tudo bem?
    Gosto muito dos clássicos que você citou: Frankenstein e O Médico e o Monstro. Agora, tentei ler um livro do Stephen King e não gostei da narrativa dele, não fiquei nem um pouco com medo, inclusive assisti O Iluminado e também não gostei. Esse autor não é pra mim. Mas sempre vejo todo mundo recomendando. De repente foi o livro que li, não sei.
    Adorei sua postagem!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila, o negócio é testar algum outro livro. de repente pegando algumas das dicas poderá gostar. obrigado pelo carinho.
      bjs

      Excluir
  12. Oi Antonio.
    Eu ainda não li nenhum livro do Stephen King porque tenho medo das histórias assustadoras que vou encontrar, mas tenho curiosidade na série A Torre Negra. Na verdade não li nenhum dos indicados apesar de ouvir falar muito bem de Edgard Allan Poe.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Paty,
      E são assustadoras mesmo. Agora, pode ler a Torre Negra, eu recomendo.
      bjs

      Excluir
  13. Oi Antonio, tudo bem?

    O post está muito bem elaborado e para os amantes de terrorrrr está uma maravilha, mas com exceção de alguns mais leves a maioria é de dar medooooo e como medrosa assumida, não me chama atenção para ler, aliás serve de alerta para eu não chegar perto, hahahaha.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tânia
      ora, vamos botar coragem nesse coração de leoa e manda ver nas leituras hehehehe.
      bjs

      Excluir

Obrigado por nos enviar uma mensagem!