quinta-feira, 9 de outubro de 2014

MÊS DE OUTUBRO – MÊS DAS BRUXAS e DAS OBRAS DE TERROR


No mês de outubro comemoramos o dia das crianças e a Padroeira do país, Nossa Senhora Aparecida (ambos no dia 12), no entanto, este mês também é muito conhecido pelo seu dia 31, o dia de todos os santos, ou na maior tradição norte – americana (aqui também comemorado) o Halloween, traduzindo: Dia das Bruxas.

Uma rápida introdução do que é o Halloween:

O Halloween é uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos. Neste país, levada pelos imigrantes irlandeses, ela chegou em meados do século XIX.
A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.
Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.
Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).
Esta festa, por estar relacionada em sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankenstein.
As crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou travessura”. Felizes, terminam a noite do 31 de outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.
No Brasil a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois valorização e comemoram esta data com seus alunos: uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.
Muitos brasileiros defendem que a data nada tem a ver com nossa cultura e, portanto, deveria ser deixada de lado. Argumentam que o Brasil tem um rico folclore que deveria ser mais valorizado. Para tanto, foi criado pelo governo, em 2005, o Dia do Saci (comemorado também em 31 de outubro).
A comemoração da data também recebe fortes críticas dos setores religiosos, principalmente das religiões cristãs. O argumento é que a festa de origem pagã dissemina, principalmente entre crianças e jovens, idéias e imagens que não correspondem aos princípios e valores cristãos. De acordo ainda com estes religiosos, as imagens valorizadas no Halloween são negativas e contrárias à pratica do bem.

Então, meus queridos navegantes, na maior tradição travessuras ou gostosuras, será um mês que vocês verão alguns post relacionados ao Dia das Bruxas, resenhas de livros, filmes, lista de filmes, livros e, claro, um conto de terror especialmente para a data.
Abraços.


Antonio Henrique Fernandes
Capitão deste Navio Errante.


10 comentários:

  1. Olá Antonio, tudo bem?

    Também sou fascinada pelo Halloween. Tanto sou que estou fazendo o especial dele lá no blog!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pamela,
      também acho uma data bem interessante, tem muita coisa legal. gosto das travessuras e gostosuras.
      bjs

      Excluir
  2. Oi Antonio, tudo bem?
    Não fazia ideia das origens do 'Dia das Bruxas' e achei seu post super interessante! Acho que é interessante sim comemorar, mas claro que os brasileiros também deveriam dar a devida 'atenção' a nossa própria cultura (como por exemplo o folclore). Já tinha ouvido falar sobre o dia do Saci, mas fico me perguntando porque não escolheram outra data - assim as pessoas poderiam comemorar as datas da maneira ~correta~.

    Beijinhos e um maravilhoso fim de semana,
    Cássia :*
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cassia,
      A data é bem interessante e nós temos o nosso folclore sim para fazermos o nosso Halloween, saci, cuca, curupira, caapora, mula sem cabeça e outros. mas dá pra juntar zumbi, vampiro, lobisomen e toda aquela fauna fantástica.
      e acompanhe, o blog terá coisas interessantes.
      bjs

      Excluir
  3. Ola Antonio aqui em nosso país não pegou muito como lá fora , uma pena pois seria uma grande festa. As escolas as vezes fazem festa com fantasias para as crianças. Mas adoraria receber em casa as crianças pedindo doces ou travessuras hehe . abraços

    Joyce

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joyce,
      As crianças com certeza seriam as que mais curtiriam a data. e sempre gostei disso. aqui realmente não tem tanta tradição. mas é ainda o conceito do anti-americanismo. já que copiam tanta coisa ruim, poderia ter mais tradição aqui a respeito, incluindo até a nossa cultura, o nosso folclore.
      bjs

      Excluir
  4. Olá Antonio, tudo bem por aí?
    Eu adorei bastante o seu post, confesso para você não fazia a miníma ideia das origens do dia das bruxas. E eu gostaria que o Brasil tivesse explorado mais nessa data, pois como você disse seria bem legal e as crianças iriam curtir mais esta data. Tipo eu achei bem assustadora a parte da INQUISIÇÃO :O Que tortura!!!
    Ótimo post!!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luan,
      seria interessante explorar mais sim essa data, temos uma cultura e folclore muito ricas, que não ficam a desejar para nenhum país, acredito inclusive que seja uma das maiores. a inquisição foi um período sombrio da humanidade.
      um abraço.

      Excluir
  5. Olá Antonio!
    Pra mim essa data é como um dia qualquer. Não acrediti nisso. Mas confesso que vejo filmes americanos e seria legal participar dessa festa lá. Já aqui no Brasil não tem graça.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Suelen,
      talvez não tenha graça porque não damos devida atenção ao nosso folclore, que é rico. temos o boitatá, a mula sem cabeça, o lobisomen, o saci. a cuca, o curupira, iara, e tantos outros que não deixam a desejar para nenhuma outra cultura, inclusive a norte americana. tudo é questão de adaptação. e como o mundo tem tradição nisso, o nosso país nao deveria ficar de fora né.
      bjs

      Excluir

Obrigado por nos enviar uma mensagem!