quinta-feira, 18 de setembro de 2014

A Educação no Brasil.

Se tem uma coisa neste país que assusta mais do que os crimes (e olha que é uma coisa surreal) é a Educação.  Não me refiro só quanto à educação das escolas... Essa é falha, não pelos professores, mas pelo que se investe e pelo que falta. Escolas caindo aos pedaços, estruturas podres, leis inócuas. Não há investimento na base da educação brasileira. A criança cresce sem saber ler e escrever direito, porque para certos governantes saber assinar o nome é considerado alfabetizado. Se a pessoa não consegue ler um texto e dele tirar um entendimento, como é que pode dizer que é alfabetizado?

Não investem em projetos, matemáticos, científicos, históricos. O aluno vai para escola, muitas vezes pensando apenas na merenda escolar (quando tem). Ele não vai pensando que vai aprender e que esse aprendizado ele vai levar para o resto de sua vida pessoal e profissional.

É através da escola que encontramos os gênios que alavancarão o país. Não conheço escolas especializadas em dar suporte a essas crianças. Para que utilize todo o seu intelecto e assim ajudar pessoas (e ao país, claro).

Também é na escola que encontramos os atletas do futuro, tendo investimento nas aulas de educação física se consegue encontrar talentos. O nosso país precisa disso. E dar continuidade ao atleta para que ele chegue a uma faculdade e se torne também um profissional, como acontece em outros países, mais avançados.

Mas o que chama a atenção e o que me deixa chocado como pai, cidadão e ex-professor é a educação que deveria ser feita em casa e não acontece. Vivemos tempos em que os pais não ensinam mais às crianças o que é certo e errado, o que pode e o que não pode. E novamente temos aí também leis que nada ajudam e protegem demais esses meninos. Uma palmada não mata, não machuca e corrige sim. Apanhei muito de meu pai e ao invés de ser bandido hoje sou policial com muito orgulho. Mas alia-se a ineficiência do Estado em proteger (quem merece) e a inoperância e preguiça dos pais e temos hoje um futuro incerto. As crianças são o futuro deste país... Tenho medo. Muito medo. Acompanho as notícias e vejo muita coisa ruim envolvendo jovens, adolescentes que são mais bandidos que os adultos, e pior, eles sabem disso.

Como policial já vi muitos desses adolescentes e eles são maus, são desonestos, malcriados e cínicos. Conhecem mais a lei que qualquer um. Temos que proteger sim as crianças, mas não criar monstros.
Os pais têm que fazer sua parte... Desde pequenos, ensinar essas crianças as coisas boas, a respeitar os mais velhos a respeitas as leis. Tem que ensinar a ajudar os outros. Dar bons exemplos.

Enquanto isso não acontecer - E as duas formas de educação estão entrelaçadas - Só podemos temer pelo pior.


Antonio Henrique Fernandes
Autor e capitão do Navio Errante.

18 comentários:

  1. Olá Antonio!
    Parabéns pelo blog, conheci através da REBA, e com certeza voltarei sempre.
    Sou farmacêutica, porém, devido a carga horária de algumas matérias, posso lecionar. E lecionei por quase três anos.
    Refleti todas as minhas opiniões e pensamentos em seu texto.
    Fui vítima de agressão de aluno, e não consegui fazer um bom trabalho, pois tudo que é proposto por professores para incentivo é negado. Sem contar que fiquei sem receber por três meses, e ainda meu salário ficou perdido.
    É triste, e realmente eu teria um livro para contar de todos os absurdos que presenciei. A Educação é uma parte do país que está em coma na UTI, algo precisa ser feito.
    Beijos
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bia,
      obrigado pelo carinho e espero mesmo que retorne. Concordo quando diz que a Educação no Brasil está na UTI e ainda acrescento que respira por aparelhos. É preciso que se faça algo urgente, senão corremos o risco de termos uma falência múltipla na Educação. Quanto à agressão, infelizmente não é um caso isolado, vivenciamos isso todos os dias. Os riscos que um professor corre é pior do que se estivesse em uma guerra.
      bjs

      Excluir
  2. É Antônio...
    Uma realidade triste do nosso país. Nossos governantes não querem pessoas alfabetizadas, muito menos estudadas, pois pessoas que tem essa oportunidade tem uma visão de vida diferente e não vai ficar iludido com essas conversas fiadas de promessas que sabemos que não iram ser concretizadas.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi,
      temos agora a oportunidade de fazer isso mudar. não dá para continuar com essa educação atual do jeito que está. um povo refém de seu governo.
      bjs

      Excluir
  3. Realidade triste, mas pra que estudar, pra ser alfabetizado? Pessoas alfabetizadas não são levadas facilmente
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é justamente o pensamento do atual governo Brubs, e temos a oportunidade de fazer isso mudar. Se queremos que o Brasil seja realmente um país de primeiro mundo a educação também tem que ser de primeiro mundo.
      bjs

      Excluir
  4. Realidade horrorosa essa em que estamos vivendo..hoje tenho medo de sair nas ruas com meus filhos, tenho medo quando meu marido sai para trabalhar e volta só de madrugada....um adolescente hoje pode estuprar sua filha, matar seu marido que é um pai de familia, matar seu filho, que ele não é preso, é considerado criança para a justiça e para direitos humanos e conselho tutelar. Que crianças são essas que fazem coisas horrendas com pessoas de bem, muitas muitas das vezes são até piores que os bandidos adultos, porque sabem que não serão presos, muitas das vezes até debocham perante a mídia que só irão tirar férias e comer de graça..fico revoltada quando assisto isso e da vontade de fazer justiça com as próprias mãos. Enquanto as leis do nosso país for branda para bandido, nada mudará no mundo do crime, enquanto ladrão de pão e pai que não pagou a pensão naquele mês for preso e bandido perigoso não, o Brasil não irá pra frente..enquanto mãe bater e desacatar a policia porque esta prendendo seu "filhinho" que estava vendendo drogas, ou que matou um pai de família ou uma mãe, esses filhos da mãe não aprenderão a respeitar nada, nem lei nenhuma..a primeira coisa que deveria ser mudado é essa lei da maioridade penal, deveria ser preso adolescente a partir dos 10 anos, porque vejo no meu dia a dia essas "crianças" aprontando porque sabem que não serão presos até completar 18, e pior, quando chega nessa idade, a ficha criminal limpa...da pra querer fazer justiça com as próprias mãos viu..é difícil..tem muita coisa pra mudar, as leis precisam ser atualizadas, estão muito velhas e os bandidos e advogados aproveitam dessas brechas para aprontarem e ficarem impunes, daqui a pouco acontecerá uma guerra civil por aqui e estaremos todos ferrados.
    Quanto a educação da até desanimo de falar, esta uma porcaria, não tem incentivo algum para os jovens que querem mesmo estudar. As escolas?Estão uma vergonha, principalmente as municipais, minha irmã tem 10 anos, estuda no horário integral e não sabe fazer uma interpretação de texto, não sabe fazer um dever de casa sozinha, lê muito mal..cara, eu fico boba com isso, e fico pensando onde é que essa educação irá chegar..honestamente eu tenho medo desse nosso país daqui a uns 5, 10 anos.

    ótimo texto..


    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Simeia por ter gostado do texto. É preciso conscientizar os pais que a educação começa em casa, a escola ensina e prepara para o mundo, mas a educação básica do que é certo e errado os pais têm que fazer. mas com tanta lei protegendo a criança, os pais estão largando mão desse dever. nosso país caminha para um abismo... se não parar logo, cairá...
      bjs

      Excluir
  5. Olá Antonio!
    Eu amei o seu texto. Ele expressou tudo o que penso.
    O mundo está indo de mau a pior. O pais, o país não tem o conceito de educação bem trabalhado. Estão largando as crianças de mão e não veem que estão criando monstros, esse é o futuro da nação brasileira e estavamos criando crianças que viraram adultos sem escrupulos, sem amor ao próximo, estamos ensinado a eles serem gananciosos, e que vale tudo pra ter o que quer e não é bem assim.
    Tenho medo do futuro do meu filho, as vezes sou um pouco egoísta e tento resguardar o meu filho das coisas que acontecem no mundo, mas sei que não vou conseguiur fazer isso pra sempre e me desespero quando chegar a hora de ele tomar suas próprias decisões, mas fazer o quê, a vida tem que seguir o seu rumo.
    Quem tem que abrir os olhos somos nós pais.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suelen,
      sempre falo que a educação começa em casa.. se os pais se preocupam com a educação que dão a seus filhos não vão crescer marginais. no entanto, o que vemos hoje em dia é exatamente o contrário. os pais fogem da educação e essas crianças crescem sem qualquer educação ou limite. é preciso que isso mude.
      bjs

      Excluir
  6. A realidade é triste mesmo. E realmente, a educação começa em casa, mas infelizmente muitos pais acreditam que é dever do professor e da escola ensinar tudo e não somente as matérias básicas.
    Vamos esperar que um dia o Brasil mude.

    Beijos
    Nina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nina, não podemos perder a esperança que mude e mude para melhor.. mas ainda assim temo pelo futuro, principalmente pelo futuro que espera minha filha. ao menos tentemos fazer a nossa parte.
      bjs

      Excluir
  7. Olá Antonio, tudo bem?

    Acho que o pior lado para se ver isso tudo é o meu, como professora. Já dei aula para todas as fases da vida, mas há 3 anos estou no Ensino Médio. É complicado ver a cada dia mais alunos descompromissados e mal educados. O pior é que quando chamamos os pais, eles acabam sendo piores que os próprios filhos. Tenso demais!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pamela, te entendo completamente, afinal também fui professor do ensino fundamental II e os alunos já eram terríveis, mas nunca tive problemas com eles. com um ou com outro eu vivia mandando para a diretoria. e falar com os pais era muito complicado. mas isso foi há muitos anos. ainda existia algum respeito. hoje os pais não ensinam o que é educação, muito menos respeito.
      bjs

      Excluir
  8. Oi Antonio!
    Saudades dos seus textos, vc sabe proporcionar bons temas e assuntos que deveriam ser discutidos e que são esquecidos ou ignorados.
    Sabemos que a educação como um todo deixa muito a desejar, tanto a educação nas escolas, como na infraestrutura, nos professores que não estão felizes, motivados, como na educação em casa. Muitos pais acreditam que a função de educar é acadêmica, e acabam mesmo não educando seus filhos no sentido de certo e errado, pois vemos tantas coisas tristes por ai que é difícil acreditar que esses jovens e crianças tem noção do que estão fazendo.
    Um exemplo triste é os incêndios nos ônibus aqui em Floripa, tinham pegado a última vez as pessoas que estavam fazendo isso, e tinha meninos envolvidos, agora voltou novamente.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula,
      A educação começa em casa. os pais ensinando o que é certo e o que é errado, incentivando os filhos. isso reflete na escola. quando os pais ignoram isso e passam a educação dos filhos adiante incorrem em negligência e também reflete na sociedade. nós só temos a perder.
      bjs

      Excluir
  9. Caro, Antônio. Bom Dia.;)
    Como eu disse que faria. Peguei carona nessa embarcação. Vamos navegar juntos pelos mares do conhecimento meu amigo. Vamos trocar muitas ideias e conversar sobre vários assuntos relacionados as nossas vidas.

    Incrível texto. Por coincidência, um dos textos que te envie, fala um pouco da educação também. Mas com foco, no mau professor.
    Como se já não bastasse tantos problemas que já temos para colocar nossa educação para baixo.

    E olha que a parte que tinha que fazer em casa com meus filhos eu fiz. Tenho dois. Hoje já são crescidos. Mas meus filhos jamais nos mandaram (nem eu e nem a mãe deles), tomar suco de caju. Para não dizer coisa pior. Sou a favor de um tapinha e até um "tapão" se for necessário.
    Por isso talvez, que meus filhos nunca nos desrespeitaram, e que eu saiba até hoje, não desrespeitaram também, nenhuma pessoa mais velha, muito menos professor.

    Parabéns pelo excelente texto.

    Abraços.

    Brito Santos.
    Amor, Paz, Luz e Namastê.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Brito,
      Obrigado pelo elogio. A Educação sempre vai ser um tema muito sério e que precisa ser debatido. Os pais precisam ter muito cuidado com a educação que faz em casa, ela é muito importante, e tão importante quanto, é a da escola. Quem sabe um dia isso muda.
      um abraço,

      Excluir

Obrigado por nos enviar uma mensagem!