quinta-feira, 11 de setembro de 2014

11 de Setembro de 2001.

11 de Setembro de 2001

Esta é uma data que o mundo inteiro nunca esqueceu. Assim como tantas outras que evocam tragédias e comovem a todos. Lembro que eu tinha acabado de chegar ao trabalho e logo depois avisaram o que estava acontecendo. Inicialmente todos pensaram que o WTC - World Trade Center - havia sido atingido por um míssil. Acompanhando a notícia fiquei completamente chocado quando de repente um avião surge do nada e colide com uma das torres gêmeas. A verdade logo apareceu como um chute no estômago: o outro prédio também havia sido atingido por um outro avião comercial. Era surreal.

Muitas perguntas foram feitas. O que? Como? E principalmente POR QUÊ? O mundo inteiro não sabia ainda que se tratasse de ataques terroristas. Se perguntavam então qual o motivo das colisões. O mundo praticamente parou acompanhando o desenrolar dos eventos nas torres gêmeas, até que para aumentar mais ainda o choque, ambos os prédios vieram abaixo. 2.996 mortos naquele dia.

Muita gente falou que os Estados Unidos mereceram o ataque. Qual o povo que merece ser atacado por conta de erros de seus governantes? Acredito que nenhum. Mas de algum modo, os Estados Unidos procuraram, desde que se tornaram um país rico e poderoso, após a Segunda Grande Guerra (onde realizaram dois ataques atômicos que para mim foram totalmente desnecessários), inclusive se metendo em política de outros países, latinos, africanos, ou asiáticos, mas principalmente do Oriente Médio, por conta da Guerra Fria com a extinta União Soviética.

Esse envolvimento nas questões do Oriente Médio, utilizando CIA para ensinar técnica de guerrilhas e aparelhar com armas os rebeldes acabou sendo um verdadeiro tiro no pé dos americanos.

O Ataque às Torres Gêmeas do WTC ferira o orgulho americano... Foram atacados em seu próprio território, com aviões de carreira do próprio país, símbolos de um país capitalista.

Os Estados Unidos logo retaliaram e depois de longos anos conseguiram chegar ao chefão dos terroristas da Al Qaeda, Osama Bin Laden. Mas isso ainda não acabou. Os terroristas infelizmente contam com alguma simpatia por conta da suposta (ou não) arrogância dos americanos. O famoso sentimento antiamericano.

Parece que hoje realmente os alvos dos terroristas se resumem aos Estados Unidos, mas dois anos e meio depois da tragédia do WTC o alvo foi a Espanha, atentado também assumido pela Al Qaeda onde morreram 191 pessoas e mais de 1700 pessoas feridas. A data também é muito parecida: 11.03.2004.

E para completar o quadro, houve o atentado terrorista em Londres, em 07.07.2005, onde cerca de 50 pessoas morreram. Também atribuídos se não diretamente a Al Qaeda, certamente alguma célula do grupo terrorista.

Certamente que isso não poderá se tornar uma nova Cruzada contra muçulmanos, mas os terroristas têm que ser detidos, eis o grande mal atualmente. O mundo atualmente assiste impassível o que esses seres que se denominam humanos continuam a fazer. E podem ainda causar tragédias sem tamanho. 

O mundo vai pagar para ver?

  


Antonio Henrique Fernandes Neto

Autor – Capitão do Navio Errante.

30 comentários:

  1. Aê Antonio, boa pegada no texto! gostei apesar de achar que o tema só traz lembranças ruins... Parabens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado Ceiça, infelizmente algumas lembranças têm que ser resgatadas para que nós evitemos de que esses eventos aconteçam novamente.
      bjs

      Excluir
  2. Muito bom seu texto Antonio.
    Está época foi triste e devastadora, mas é o que o ser humano esta fazendo a si mesmo.
    Não entendo o para que de tantas guerras se podem conversar - os governantes- ou até mesmo fazerem uma rinha de galos eles próprios.


    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Fernanda, as agruras que nós passamos sempre tem um dedo de nossos governantes, e isso acontece no mundo inteiro. esperamos que nao haja uma nova grande guerra.
      bjs

      Excluir
  3. Muito bom seu texto Antônio e bem criativo, achei bem legal falar sobre o tema, está de parabéns.
    Bjos!
    http://leit0res.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tema é difícil, pois há lembranças ruins, mas precisamos sempre poder lembrar para que isso não aconteça novamente. Obrigado Bia.
      bjs

      Excluir
  4. ótimo texto e a que ponto chega a humanidade que cria homens capazes de tais atitudes . Espero nunca mais ver cenas como essas . abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, é exatamente o que nós queremos: nunca mais ver atos como estes. mas infelizmente só vai acontecer quando o homem finalmente enxergar que todos são irmãos independente de crença ou raça.
      bjs.

      Excluir
  5. Oi Antônio.
    Pois é, essa é uma data que o mundo não vai esquecer, momentos angustiantes e desesperadores, tantas perdas e dores que tornaram-se parte da história...infelizmente.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paty, pois é, infelizmente é uma parte da história que não traz alegrias, mas é preciso sempre lembrar para que não aconteça de novo.
      bjs.

      Excluir
  6. Lembro que ainda estava no fundamental I quando as torres foram atingidas. Foi um dia tenso pra todo mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Pamela. o mundo praticamente parou para ver o que estava acontecendo.

      Excluir
  7. Oi Antonio, tudo bem?
    Infelizmente acho que essa tragédia foi apenas mais uma. Mas eu tenho esperanças de que um dia todos os homens se respeitarão e viverão em paz, harmonia e com amor. E não acredito que isso seja utópico, acho totalmente possível, um dia, as pessoas enxergarão.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila, tudo bem sim, assim como vc eu também tenho esperanças de que o mundo acorde desse pesadelo e volte a viver em harmonia. e é sim possível.
      bjs

      Excluir
  8. Texto maravilhoso, com ótimos detalhes...não sei nem o que falar, atos de poderosos e políticos idiotas resultam em mortes de inocentes que não tem nada haver com isso. Será por religião? Que religião é essa que ceifa a vida de inocentes...Inveja da riqueza dos EUA? Cara, eu sou revoltada com esses ataques, me lembro que o do WTC quando aconteceu, eu era pequena e me lembro que chorei bicas quando vi a reportagem e o desespero do pessoal e familiares, falo que fiquei com ódio mortal desses terroristas que se julgam certos em fazer isso, cara, a vida de milhares de pessoas não vale nada para eles...sinceramente, morro de raiva quando ligo a TV em algum canal internacional e vejo algum ataque, fico revoltada. E espero sinceramente que os EUA deem logo um jeito nisso,antes que vire um caos completo e chegue em mais uma Guerra Mundial, morro de medo.

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simeia, infelizmente o terrorismo ainda nos rodeia e pode fazer muito mais vítimas do que imaginamos. O mundo precisa acordar e se unir contra esse câncer que ceifa vidas inocentes a todo instante. obrigado pelos elogios.
      bjs.

      Excluir
  9. Oi Antonio, tudo bem?
    Esse ainda é um assunto que me deixa muito triste. Acho que sou meio inocente por ainda me perguntar porquê o mundo precisa viver em guerra. Inocentes pagando por erros passados... É algo triste, irreal e assustador. Tenho medo de onde o mundo vai parar. Ótimo texto!

    Beijinhos, Cássia!
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cássia, tudo bem sim, eu ainda acredito que o mundo vai acordar disso tudo e aprender a viver em harmonia, com todos os povos se ajudando ao invés de se matar. Mas o seu medo é compreensível.
      bjs.

      Excluir
  10. lendo seu texto,revivi tudo o que senti naquele dia,ate hoje fico pensando como pessoas por uma ¨crença¨se matam e levam com eles varias vidas...E o pior esses terrorista fazem uma lavagem celebral nas pessoas que acham que depois que morrerem vão pausa um lugar legal,mais ate quando inocentes vão pagar por erro de GENTE GRANDE..
    lembrando que isso e muito real ainda,volta e meia pelos jornais podemos ver noticias de algum ataque,sbe meu coração doi e me pergunto..at quando?
    Parabens pelo belo texto..
    MIL BEIJOS
    WWW.ZILANDRAMAKES.COM.BR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado Zilandra, enquanto o mundo inteiro não se juntar para combater esse mal, nós vamos padecer diariamente com ataques e notícias a respeito. o Terrorismo é um câncer que precisa ser extirpado.
      bjs

      Excluir
  11. É muito triste que esses ataques aconteçam, sempre quem não tem nada a ver é que paga com sua vida ou de seus familiares. O mundo seria bem melhor sem guerras!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Van, concordo, o mundo seria bem melhor sem guerras, mas desde que o mundo é mundo o ser humano só conseguiu conviver com guerras. Rezo pelo dia em que poderemos realmente toda a humanidade ser considerada uma grande irmandade.
      bjs

      Excluir
  12. Oi Antonio!
    Grande texto! Eu me lembro desse dia também, vai ser sempre lembrado com uma dor no coração por todos que acompanharam a tragedia! Realmente, quem pagou ali, como em muitas outras ''guerras'' e disputas de poder da história foi o povo, os inocentes, pais de família, mães, crianças, jovens que estavam trabalhando, vivendo suas vidas e não sabiam o que os esperavam quando entraram lá!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Paula, obrigado mais uma vez pela visita. Enquanto existirem terroristas, haverá grandes chances de coisas assim acontecerem novamente. infelizmente. e sempre os inocentes vão pagar.
      bjs.

      Excluir
  13. Olá Antonio, tudo bem?

    Os anos passaram tão rápidos que já fazem mais de 10 anos desde este acontecimento. É complicado!!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Antonio,

    Este dia foi triste demais, lembro que eu estava em reunião na casa da minha chefe e só ouvi um dos filhos que estava vendo TV gritar "Mas, que porra é esta?" Saímos correndo para o quarto dele que estava como uma estátua e então a princípio sem entender nos tornamos como estátuas também. Acho que muito ou tudo mudou após este episódio horrendo, meu marido por ter traços indianos foi proibido pela empresa americana em que trabalhava de viajar por questões de segurança pessoal. Eu realmente fiquei muito assustada.
    Como a Cila tenho fé e esperança de que um dia haja paz verdadeira e respeito às individualidades seja crença, opção sexual, raça, etc.

    Abs
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mundo mudou nessa época, mas parece que novamente estão subestimando o terrorismo, eles fazem o que querem e o resto do planeta apenas assiste. Isso tem que parar definitivamente.
      um beijo.

      Excluir
  15. Oi,
    Como podemos esquece desse acontecimento tão trágico, eu lembro vagamente daquele dia, pois estava ainda no ensino fundamental, não entendia tanto o que estava acontecendo..
    Os anos se passaram e fui estudar o tema no Ensino médio, até lá já tinha visto e lido bastante coisas do tema..
    Como você falou no final do texto acredito que o mundo ainda estão subestimando o terrorismo.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari,
      E se continuar subestimando vai colher os frutos disso. e tenho medo. agora estão querendo até matar o papa... pode surgir uma guerra mundial baseada em terrorismo e guerra santa. e temo pelo pior.
      bjs.

      Excluir

Obrigado por nos enviar uma mensagem!