sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Tempo de mudar na Política Brasileira

Estamos chegando ao período eleitoral no Brasil. É um grande momento, sempre. Então temos que estar preparados. O que significa estar preparado? Significa conhecer bem os candidatos a cargo eletivo. Suas propostas e posição quanto ao lugar do Brasil no mundo.
Vivemos um momento conturbado, em que a corrupção chegou ao seu limite (assim espero), em que não há confiança em nenhum político e chega-se até a votar em um palhaço apenas como voto de protesto (isso não leva a nada e continuamos perdidos, tanto quanto antes).
Ter alguns políticos condenados ameniza, mas não resolve tudo. O ideal seria não termos mais nenhum corrupto tentando se eleger e para isso precisaríamos de leis mais rigorosas para o pleito. E aí reside o problema: como elaborar leis para isso se quem os faz são os corruptos. Ninguém produz prova contra si mesmo, ou nesse caso, nenhum corrupto vai elaborar uma lei que o coloque na cadeia. Isso é pior que utopia.
Então a arma para o povo continua sendo o voto. Mas, e aqui abro um parêntese, o povo também precisa mudar o seu pensamento; 1º - tem que ter consciência do que é o voto. Do que é votar em um representante do povo, pois um político é isso, simplesmente. 2º - tem que aprender a votar sem querer algo em troca, afinal o que queremos e esperamos ter é o retorno legal e fruto dos impostos que pagamos (caríssimos impostos). Do jeito que está hoje é trocar o que é grande, de uso geral para algo mais egoísta, ou seja, o povo vota pensando em si mesmo. 3º - o povo também tem que colocar em sua cabeça que o político está lá pelo seu voto, então tem que ser cobrado e se não trabalhar para o povo deverá ser retirado, senão durante seu mandato, ao menos na próxima eleição.
Não há como o país votar em um palhaço como Tiririca esperando que isso será uma mudança. Nesse caso específico não há como. Mal consegue ler e escrever. Vivemos em um país democrático (será) e teoricamente a lei é igual para todas. Mas e se a lei disser que para ser Vereador, no mínimo o candidato tenha que ter segundo grau completo. Acredito que teríamos mais qualidade. Não se faz um concurso sem estudo. E por que não exigir de um político que ele tenha estudo?
Tem muita coisa errada no país, mas dá para consertar. Basta queremos... Afinal, somos cidadãos e donos dos votos que esses políticos ordinários querem comprar. Se for pra vender que vendamos em troca de melhores condições para nós. Com melhores escolas, melhores hospitais e melhor segurança.
Vamos refletir e perguntar a nós mesmos o que queremos para nossa família e para nosso país, afinal assistir a noticiários na TV onde aparecem pessoas sendo mortas em recepções de hospitais por falta de condições, com tanto que pagamos impostos é uma vergonha. E do outro lado, políticos fazendo contas com quanto vão gastar em campanhas.
Não pertenço a nenhum partido. Critico a todos os partidos que estiverem no poder e nada fazem para o povo. Mas tenho consciência política e sei o que fazem. Meu voto é minha arma. Será a sua?

Antonio Henrique Fernandes

16 comentários:

  1. Sou uma pessoa A política, mas vc tem razão, é um momento delicado em que todos precisão se preparar para ir as urnas. Não curto muito o tema política mas tenho consciência da necessidade de ser astuto nesta hora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Ceiça, muitas das vezes a gente se omite, mas desta vez não tem jeito, temos que fazer valer o nosso voto. Já chega de tanta sacanagem com o povo.

      Excluir
  2. Oie!
    Ultimamente tenho pensado muitos nesses questões. Alguns amigos me disseram que iriam votar no candidato X apenas para 'garantir' que ele vença no segundo turno. (In)felizmente eu penso diferente. Vou votar em quem eu acredito que seja capaz de mudar alguma coisa. Vou fazer minha parte como cidadã e como é meu direito. Estou de consciência tranquila e desejando infinitamente que as coisas por aqui melhorem.

    Beijinhos e uma maravilhosa semana, Cássia :D
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cássia. Continue tendo esse pensamento em votar na pessoa em que vc acredita. é muito importante ter consciência política. não se pode votar por conveniência. e quem sabe as coisas comecem a melhorar, não é mesmo?
      bjs. ótima semana para vc também.

      Excluir
  3. Antonio é ate triste de escrever , mas hoje muita gente se vende por voto , se acomodam com a situação e o resultado é esse que vemos hoje, Esse ano quero mudanças vou votar para ver se algo muda para melhor, as mudanças começam por nós aos escolher nossos canditatos na urna. abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, é muito importante ter consciencia política. quando vendemos o voto não temos o poder nem a dignidade de exigir do político. vamos ver se as coisas mudam.
      abraços.

      Excluir
  4. Adorei seu texto Antonio, colocou bem sua opinião e o que acha...mas vou ser sincera, essa será a minha segunda eleição, será a segunda vez que voto e não estou nem um pouco empolgada, só tem candidato bobo em alguns partidos que falam coisa que não tem nada a ver, político que diz que se ganhar irá legalizar a maconha, mas quando é interpelado nem sabe provar como isso irá melhorar alguma coisa e por fim, politicos sem vergonha que roubam nas nossas caras e depois se dizem bons para nosso país ou estado, como é o caso do Aéecio Neves, que não fez nada aqui em Minas Gerais e diz que fez na maior cara de pau...e por fim, Dilma e a Marina, que fazem tão pouco que pode chegar a nada, aliás a Dilma fez até alguma coisa, mas que serviu para ferrar o Brasil e afundar o nosso país mais em dívidas e pobreza....
    Enfim, esse ano votarei nulo, anularei meu voto novamente e continuarei anulando, até sentir que tem algum candidato que mereça MESMO o meu voto de confiança.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então escolha outro candidato... não temos apenas esses três. anular o voto é dar de presente o poder a quem já está lá, pq acaba não tendo oposição. ao menos para mim esse é o melhor caminho. pense um pouco... eu também pensava assim. mas vejo que se não tomarmos a atitude nunca irá melhorar.
      abração.

      Excluir
  5. A situação politica no Brasil está realmente preocupante e espero que com essas eleições as coisas venham mudar.
    Mudar para melhor claro. Farei minha parte espero está fazendo o certo.

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, é só o que o Brasil espera. que tomemos a atitude de melhorar. temos a arma, temos que aprender a usar.
      bjs.

      Excluir
  6. É minha arma também! Acredito que vou votar nos candidatos que vão realmente fazer diferença. O voto é um sinal de confiança, espero que dessa vez não me decepcionem, tantos falam tanto na hora das eleições e quando conseguem, esquecem ou ignoram o que prometeram.
    Espero escolher corretamente!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula é exatamente isso que temos que fazer. e assim como vc espero escolher de forma correta.
      bjs

      Excluir
  7. Nesses últimos anos o povo vem se revoltado com a política do país, protestando contra isso ou aquilo, mas esquecem que a verdadeira arma é o voto, tanto se disse, tanto se protestou no ano passado, e tudo indica que vamos trocar 6 por meia dúzia, ou o sujo pelo mal lavado, no fim acaba sendo uma disputa de egos.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neyara, entao, temos que usar nossa arma... se quisermos mesmo mudanças temos que votar consciente e votar naquele que melhor (dos piores o menor) poderá nos representar.
      bjs

      Excluir
  8. Oi,
    Acho esses textos sobre campanha eleitoral muito interessante. Não digo que o país precisa de mudança e nem serei condescendente dizendo que ele deveria continuar do jeito que está. Meu voto é minha arma e por isso fui pesquisar propostas e passados de todos os presidenciáveis. ISSO MESMO, SÃO 11 e não 03.
    Esse papo de mudança defendido por tal candidata me assusta e ao pesquisar o passado dela, fiquei muito mais assustado. Desculpa, mas a mudança que ela quer eu dispenso. Cada um enxerga o que quer e eu infelizmente, me decepcionei terrivelmente com ela. Uma pessoa que cede aos interesses das grandes classes reacionárias e busca agradar nem que o povo seja prejudicado, não irá me representar e não terá meu voto.
    É triste que nesse ano devemos escolher "o menos pior". Não consigo ser leal a esse sistema. Permaneço em dúvida entre duas candidatas, uma super conhecida e outra tremendamente ofuscada; uma com 12 minutos na TV e a outra com menos de 1. Votarei consciente e espero que esteja fazendo a coisa certa.
    No entanto, me uno ao Antonio e faço esse apelo sobre a importância do voto consciente. É sua arma e sua responsabilidade decidir o que é melhor para o Brasil.

    Ótimo tema e excelente abordagem, porém discordo do título. rs Ao meu ver, soaria mais imparcial se fosse: Tempo de pensar sobre a política brasileira; no entanto é só minha opinião e isso não retira o mérito do texto.

    Abraços
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriano, temos que ter a consciencia do poder do voto, e claro que seria ótimo se todos pensassem assim. quanto ao título, acho que é tempo de mudar mesmo, pensar a gente teve bastante tempo para isso. chegou a hora de parar de pensar e agir.
      valeu.
      abraços

      Excluir

Obrigado por nos enviar uma mensagem!