domingo, 20 de julho de 2014



RESENHA DO LIVRO FORTUNA – A SAGA DA RIQUEZA DE CASSIA CASSITAS


Ricardo e Carolina são casados, ele é economista e trabalha para uma agência de assessoria, ela é arquiteta. Ambos gostam de números e isso tem muito a ver com a origem da família, ambos são primos.
A ascendência de Ricardo e Carolina é italiana, e vieram para o Brasil no final do século 19. Os avós do casal eram muito trabalhadores e logo entenderam que poderiam juntar algum dinheiro com o seu árduo trabalho. José, enteado de ambos, fora educado para ser livre, esperto e adorava números. Cresceu, casou e se tornou rico. E o gosto pelos números passou para Ricardo, seu filho. Marina, filha de Joaquim e Ana, os pais adotivos de José, também cresceu com consciência do que tinha que fazer, cresceu, casou e também ficou bem de vida. Os filhos de ambos, Ricardo e Carolina, cresceram juntos e depois se descobriram juntos. Viviam em situação muito cômoda, e nada faltava.
Ricardo sempre teve sucesso em sua carreira como analista. No entanto, com o estouro da Bolha Imobiliária nos Estados Unidos, começou uma espécie de recessão no mundo e, é claro, no Brasil também. Estavam todos inseguros com os caminhos a seguir. E Ricardo não ficou de fora dessa insegurança, mas havia previsto que poderia acontecer. O que fazer? Qual o caminho a seguir?
É assim, em tom de romance que a autora expõe, ou tenta expor, um período conturbado na economia mundial.
Apesar de ser um romance, eu achei os diálogos alguns muito didáticos, como se tivessem se dirigindo a uma plateia ou uma sala de aula... Achei um pouco forçado, os personagens pensando ou falando de conceitos concretos, sem emoção. Ao menos foi minha impressão. Acredito que dá pra passar a noção de economia de uma forma mais simples.
De qualquer maneira, gostei do final. Não foi o que eu esperava.

Antonio Henrique Fernandes

Resenhista do blog www.arcaliteraria.com.br em parceria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por nos enviar uma mensagem!