terça-feira, 15 de julho de 2014

Resenha do livro A CULPA É DAS ESTRELAS, de John Green, feita por NÍVEA APARECIDA RAPOSO FERNANDES, mais conhecida como CIDAH. (minha querida e amada filha)


O enredo gira em torno de Hazel Grace, uma jovem de 16 anos, que tem câncer na tireóide com metástase nos pulmões, o que significa que ela não respira direito, mas essa estória não se trata apenas de câncer, é uma história de amor.

O livro é cheio de frases encorajadoras e metáfora, por exemplo, Augustus Waters coloca um cigarro nos dentes, mas não acende o cigarro, pois é uma metáfora, “você coloca a coisa que te mata entre os dentes, mas não dá a ela o poder de te matar”.

Eu gostei do livro porque ele não é do tipo de livro clichê, que mesmo sabendo que a Hazel Grace tem a doença não fica autodepreciativa.

Hazel Grace nao gosta de ir às reuniões do grupo de apoio, mas é nele que conhece Augustus Waters, de 17 anos, amigo de Isaac, sendo que Augustus, ou Gus, é um SEC ou sobrevivente, tendo perdido parte da perna direita por causa do câncer (osteossarcoma).

A estória é toda sobre a convivência e o relacionamento entre Hazel e Gus.

Nem tudo é perfeito e nem tudo é um conto de fadas com um final feliz, e este livro mostra a forma humana de como é a vida com uma doença terminal como o câncer.

A obra não é melodramática, apesar de seu final triste (não vou falar porque senão seria spoiler), tem vários momentos engraçados e vários momentos de conflitos, e ainda momentos fofos, quando ambos estão juntos.

Para finalizar, uma citação de Augustus Waters: “meus pensamentos são estrelas que eu não consigo arrumar em constelações”.

em parceria com o blog www.arcaliteraria.com.br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por nos enviar uma mensagem!