quarta-feira, 9 de julho de 2014

Duque


Quando eu estudava no Colégio Dom Bosco aconteceu um fato bem legal, não me recordo se foi no primeiro ou no segundo ano. Nós morávamos no bairro Arigolândia e eu ia para a escola a pé. Em um desses dias eu observei um cachorro, um filhotinho, todo preto na rua, e ele também me observou, tanto que me seguiu.
Eu pensei que ele ia ficar logo para trás, mas continuava me seguindo e eu agora prestava atenção nele e cuidava para que ao atravessar a rua nenhum carro o atropelasse. E assim ele foi me seguindo até a escola. O mais interessante foi que ninguém barrou o cachorrinho quando ele entrou no pátio da escola. Ele continuou me seguindo. Alguns colegas viram, mas eu nem dei trela, fiz que não era comigo.
O cachorrinho era inteligente. Quando entrei na sala de aula ele ficou na porta. Em nenhum momento ele entrou, simplesmente sentou e ficou esperando. Ali eu vi que ele tinha gostado de mim e seria meu. Quando saí no final das aulas ele levantou e foi atrás de mim.
Novamente tomei conta dele para que não fosse atropelado pelos carros e assim conseguimos chegar em casa são e salvos.
Não foi muito difícil convencer meus pais a ficar com o cachorrinho que logo coloquei o nome de Duque.
Ele cresceu forte, rápido e bravo. Era nosso anjo da guarda. Ninguém entrava em casa com ele ali solto. E não latia. Avançava e mordia. Era um terror, mas só pra quem tentava entrar sem autorização em casa. Ladrão não tinha vez. Ele era vigilante.
Até nas brincadeiras ele era bravo, eu vivia marcado, mas ele era carinhoso também e fiel. Nunca tinha tido um cachorro tão fiel.
Para onde qualquer um da família ia ele estava logo atrás, protegendo. Nem precisava chamar. Era só começar a sair e ele levantava e seguia.
Até um dia em que cheguei em casa e meus pais estavam tristes. O Duque estava no quintal, vomitando muito. Parecia doente. Ele chorava e eu chorava junto. Não demorou muito e ele morreu ali no quintal. Fizemos um buraco e enterramos o Duque. Nosso primeiro animal de estimação. Senti muita falta dele. E quer saber? Ainda sinto. Ainda dói lembrar-se dele.


28 comentários:

  1. Hey!

    Que triste, querido :/ eu também já perdi um cachorrinho e realmente dói, mesmo muito tempo depois. Mas o Duque parece ter sido um amigo incrível, você teve sorte de tê-lo.

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele foi realmente um amigão muito fiel. obrigado pela visita. bjs.

      Excluir
  2. Oi Antonio,

    Eu sempre fico comovida com historias de animais que tem esse final, é realmente triste perder o nosso bichinho de estimação né?! Agente cultiva um carinho tão grande e especial pelo animal que logo os transformamos em um membro muito amado da família. Eu tenho um cachorrinho em casa e gosto muito dele, eu chego do serviço e sou bem recebida em casa por ele, que fica muito feliz em me ver, e eu nem gosto de imaginar o dia que chegarei do serviço e não encontrei o meu cachorrinho correndo todo o quintal de casa porque ficou feliz por me ver em casa de novo! :/

    http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giselly, ter um animal de estimação, ainda mais um cachorro que sempre recebe a gente com tanta alegria, é muito bom e se torna um companheiro para tudo. Infelizmente alguém não gostava do meu Duque e o envenenou, e isso foi o que mais doeu.
      bjs

      Excluir
  3. Ainnn Antonio... =(
    Fiquei triste agora, histórias de cachorros sempre me deixam comovida. Foi inevitável não lembrar de Marley lendo seu relato. Acredito que não tenho nenhum tipo de animal pelo simples medo de perde-lo. Não sou preparada para certas perdas...
    Parabéns pelo relato comovente.
    Juh - http://surtosdajuleka.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju, realmente é complicada uma perda assim.. não postei, mas o Duque foi envenenado por alguém que deu para ele carne com veneno. Mas ter um animal de estimação é muito bom. vc ganha um companheiro.
      bjs.

      Excluir
  4. Oi, Antonio!
    Eu tive um cachorro que me marcou tanto quanto o Duque… Ele também me seguia. Quando parava, ele se sentava ao meu lado. Ele dormia aos meus pés e cuidava de mim. Era incrível. Passei apenas as férias com ele… De tão grudados que éramos, no meu primeiro dia de aula, ele fugiu. A minha ausência foi como uma traição a ele. Eu voltei das aulas e logo que soube fomos atrás. Rodamos por todo o bairro. Estava chovendo. Eu o encontrei. Saltei do carro e corri até ele, chamando seu nome, porque ele fugia de mim. Então, ele parou. Seu pelo molhado e embaraçado, seus olhos assustados. Eu parei também e o chamei outra vez, abaixando-me. Mas ele não me "perdoou". Ele se virou e fugiu de mim, entrando na mata. Foi horrível. Eu senti que ele apenas parou para me dizer: "você me deixou". Sabe? Aquilo doeu horrores. Nunca mais o encontrei.
    Sei como se sente… A morte é pior do que a fuga, com certeza. Mas as lembranças que temos nos marcam de um jeito que, além de sofrido, é também especial. Não é?
    Desejo que só hajam "Duques" na sua vida.
    Beijos!

    Http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza as lembranças que tenho do Duque são as melhores possíveis. a gente sofre, é claro. mas ele sempre morou no meu coração e assim continuará. obrigado.
      bjs

      Excluir
  5. Olá Antônio
    Nossa, seu texto foi bastante emocionante. Nunca gostei muito de cachorros, mas tenho um gato e sei como é o carinho deles com os donos. São praticamente da família né.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo, o Duque só não dormia dentro de casa, mas fazia parte da família sim. era um membro muito querido e sua partida foi muito sentida por todos, ainda mais do jeito que foi. Não postei, mas a morte do Duque ocorreu por causa de um idiota que deu carne envenenada para ele. Isso a gente descobriu depois. Nunca soube quem foi esse imbecil. infelizmente.
      um abraço.

      Excluir
  6. Nossa que triste essa história, tive uma parecida...ganhei um filhote e dei para meus filhos...adorávamos ele, era só ver a gente que já abanava o rabinho,perto dele completar um aninho, chegamos da casa dos meus pais e vimos ele vomitando um líquido preto e fedido, na hora vi que era veneno, levamos ao veterinário perto de casa,mas não deu tempo, o bichinho morreu tadinho,ele se chamava Áton...meus filhos sofreram muito e até hoje pedem um cachorrinho,mas a tristeza de perder uma coisinha tão inocente assim depois de amar tanto não me deixa ter outro..espero que ambos possamos voltar a ter outro amiguinho fiel né?

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simeia, com certeza ainda quero um outro amigo como o Duque e até minha filha pede, mas não agora. Pois é... o Duque foi envenenado também, mas por uma pessoa má que não gostava dele. Nunca descobrimos quem foi, mas sabemos que deu carne envenenada para o cachorro.
      bjs..

      Excluir
  7. Oi Antonio, tudo bem?
    O que você é a mais pura verdade, a gente nunca esquece esses amiguinhos, eles são especiais, e vão sempre está em nossas lembranças.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paty, sim está tudo bem. O Duque sempre vai existir na minha lembrança. eu era adolescente e nunca esqueci. Marcou muito a minha vida.
      bjs.

      Excluir
  8. Oiee.

    Nossa muito triste isso.
    Também perdi meu cachorrinho. Longe que me mudei do Pará aqui para Goiânia, nos arrumamos um e ele morreu logo. Eu insisti e arrumei outro, e todo nome que eu colocava meus irmãos dizia que ele era muito pequeno para ter tal nome.
    E na verdade ele era minusculo rs. Dai eu o chamava de Titiu - nada mais original- rsrsr
    Falaram para eu o vacinar e lá fui eu, mas logo meu bichinho que comia cenoura crua e pirulito comigo morreu.
    Quando eu chegava em casa a meia noite ele era o único que me recebi e ainda se deitava aos pés da minha cama. Na verdade eu sinto muita falta do Titiu. E foi triste chegar em casa e achar ele morto debaixo do banco. Foi a primeira vez que chorei por causa de um bichinho.

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, ter um bichinho é bom demais... eu não postei, mas o Duque foi envenenado por um sem alma que deu carne envenenada para ele... nunca descobri o autor, mas sofri muito na época. meus pais compraram uma cadela de raça pra ficar no lugar e adivinha, ela era igualzinha ao Duque no modo de agir. fazia as mesmas coisas que ele. e chorei tambem quando ela sofreu um acidente e morreu. dificil ter animais em casa hehehe
      bjs

      Excluir
  9. Nossa! Que triste! Os animais de estimação são anjos, também tenho um cachorro maravilhoso, que amo muito. É uma pena que nem todas as pessoas saibam amar os animais por isso nunca deixo meu cachorro solto pois tenho medo que alguém possa dar veneno ou até de ser atropelado. Mas ter animais de estimação é assim, certamente eles partirão antes de nós.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Van, concordo com vc, os animais de estimação são especiais, mais leais que muita gente por aí.
      bjs

      Excluir
  10. Ola Antonio incrível como amamos nossos bichinhos de estimação para mim fazem parte da família , perdi a minha faz mais de um ano e foi assim de repente ficou doente corremos com veterinário , operou e morreu, lembro até hoje a tristeza fui dormir aos prantos e até hoje sinto uma falta enorme da madona . abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, eles fazem mesmo. Eu não postei, mas o Duque comeu carne envenenada dada por algum idiota que nao gostava dele e isso fez ele morrer. não teve a chance de ter uma vida longa, talvez nem estivesse mais vivo, no entanto, esse direito foi privado.
      bjs

      Excluir
  11. Ai Antonio! Me fez chorar! Meu filho é meu cachorrinho! Eu amo tanto ele, que nem sei o que vai ser de mim quando ele for embora! Não posso nem pensar que choro! O Duque amava vc, tenha certeza! E ama, onde quer que esteja! Lindo vc adota-lo assim! Ele era muito inteligente mesmo! Amei sua história! Muito especial mesmo!
    beijos
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/09/extra-extra-novidades-overdose.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula, obrigado pelo carinho. o seu cachorrinho com certeza tem muita sorte em tê-la, e deve ser bem paparicado hehehehe.
      bjs

      Excluir
  12. Oi Antonio!
    Seu texto me fez lembrar do Pacato, um cachorro que era da minha família quando eu era pequena. Eu amava aquele bichinho (era da raça Fila, então imagine o tamanho!), mas nunca fez mal algum para os que ele amava <3 Infelizmente tivemos que nos desfazer dele por problemas pessoais quando meus pais se separaram, mas ainda sinto muita falta daquele danado! Hoje em dia tenho duas cachorras: a Meg e a Lori. A Meg tem cerca de 6 anos, está com a gente desde pequena, é uma mistura de Fila com labrador, e também é reciproco o amor dela com minha família ♥ Às vezes fico pensando que ela já está apresentando sinais de cansaço, e sinto vontade de chorar =( A Lori chegou em casa esse ano! Minha amiga estava mudando de cidade e não tinha como levar a cachorrinha. Então resolvemos que ela poderia morar aqui também! Ela é labrador com alguma outra raça, mas é uma graça ♥ Uma pequena sapeca! Amo muito essas duas, não sei como seria minha vida sem elas >< E imagino como a saudade do Duque deve apertar, mas saiba que ele está no céu dos cachorros cuidando da sua casa, da sua família e de você ♥

    Mil beijos, Cássia :D
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cássia, acredito que algum dia eu ainda reencontrarei o Duque e sei que ele está por aqui de alguma forma, cuidando de toda a família. Suas cachorras têm muita sorte de ter uma família que as amam. o Duque me foi retirado muito cedo, mas vc tem a oportunidade de aproveitar bastante a companhia delas, então aproveite, menina.
      bjs

      Excluir
  13. Oi, Antonio
    Lidar com perda é sempre difícil né? Mas quando é um animal de estimação que tanto amamos dói muito mais, uma vez que o animal não tem a malícia humana. Nunca pude criar cachorros porque em casa não temos muito espaço de quintal. Minha avó também cisma que não quer outro, já que o primeiro animal dela foi morto envenenado. Ela chora até hoje.
    Acho que você sempre sentirá falta dele, assim como eu sinto falta de minha hamster. Pensa só, esse pequeno roedor tido como solitário e insensível, quase morreu de fome quando eu viajei duas semanas. Minha mãe dizia que ela ficou tão abatida que nem com minha irmã ela animava pra brincar. Certo dia, quando ainda estava fora comecei conversar com ela pelo celular no viva voz e pense só num animal que ficou super empolgado, correndo na gaiola, correndo na rodinha. Tenho o vídeo hoje e sempre me divirto com a cena.
    Infelizmente tem quase um ano que ela morreu e até hoje, ainda chego em casa procurando por ela. :(
    Animais de estimação são anjos da guarda e amigos fiéis.

    Adorei o texto.

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriano, com certeza animais de estimação são especiais, muito especiais. Eles se vão e ficam somente as boas memórias. infelizmente como faz muito tempo não tenho nenhuma lembrança do Duque a não ser as lembranças mesmo.
      um abraço.

      Excluir
  14. Que triste Antonio. Provavelmente foi envenenado :/ . Nossos animaizinhos de estimação não deveriam morrer nunca!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pamela,
      infelizmente o Duque foi envenenado mesmo, alguém sem coração deu a ele carne estragada. Hoje só reside na minha memória.
      bjs

      Excluir

Obrigado por nos enviar uma mensagem!