sábado, 5 de julho de 2014

Crônica Esportiva





Não da pra fugir do assunto, afinal, além de livros, outra paixão minha é o futebol. E como deixar de falar de futebol em plena copa do mundo.
A copa do mundo no Brasil está surpreendendo... Não só pelo público, mas pela fartura de gols e partidas excepcionais. É claro que o povo brasileiro também está colaborando, afinal, se temos que mudar alguma coisa é no voto, não criticando o futebol e principalmente o evento que todo mundo na época aprovou. O evento em si não tem culpa do desgoverno do partido no poder, que além de gastar mais do que deveria em estádios, gastou de menos aonde o povo precisava, hospitais, escolas e segurança.
Voltando ao futebol. Vi partidas memoráveis, com muitos gols; como esquecer os 5x1 de Holanda e Espanha (esta veio, viu e partiu sem dizer o que veio fazer), os 4x0 de Alemanha e Portugal (CR7 foi outro que sofreu da chamada maldição do melhor do mundo em copas).
A Seleção Brasileira fez partidas convincentes, mas também fez partidas para esquecer. Não é, nem de longe, aquela seleção que ganhou a Copa das Confederações. Falha na marcação em alguns momentos e o Neymar tem momentos que esquece que tem mais nove jogadores jogando na linha.
Mas o que realmente é preciso levar em consideração é a arbitragem. Todos reclamaram que o árbitro japonês havia ajudado o Brasil com um penalty mal marcado (OK, não foi penalty e não vou ficar falando de algo que já passou, não mudaria o resultado), o problema é que a arbitragem nos outros jogos também não ajudou e muita coisa não foi marcada; cartões que eram para serem mostrados sequer saíram do bolso.
Brasil e Colômbia foi o maior exemplo disso: péssima arbitragem, não ajudou a nenhum dos times diretamente, e pior, faltas que foram verdadeiros ataques sem piedade não foram nem punidas (nem amarelo e nem vermelho). James Rodrigues não teve espaço, mas indiscutivelmente sofreu muito menos que Neymar Jr., que agora está fora da copa por uma entrada criminosa de um criminoso que momentos antes tinha desferido uma entrada que poderia ter tirado também o Hulk do mundial.

Em uma copa do mundo onde tudo de bom aconteceu, é preciso se pensar em melhorar a arbitragem. Tivemos mudanças significativas como a questão de a bola entrar ou não com ajuda da tecnologia e, o que antes eu não concordava, depois de tantos erros da arbitragem, tenho que concordar com o Joseph Blatter: ele deu ideia de na próxima copa se ter ajuda em questão difíceis, como há em outros esportes, tais como o tênis e agora no vôlei. Ou seja, jogada complicada: pede desafio. Isso vai impedir que haja discrepâncias e não haverá times ajudados. Creio que melhorará o esporte mais querido do mundo.

Antonio Henrique

2 comentários:

  1. Hey!

    Ao contrário de você, não tenho paixão pelo futebol. Nem time tenho, porque não assisto e não gosto. Mas copa é outra história, parece que acorda a patriota dentro de mim e eu vibro nos jogos. Acho que essa animação dos que amam futebol (meu pai e irmão) contagia. Mas mesmo assim, vi só jogos do Brasil. Concordo com você que o evento não tem "culpa" dos problemas do nosso país. Até entendo o lado das pessoas que protestaram enão quiseram a Copa aqui, elas tem minha simpatia. Mas já que a Copa veio, vamos parar de reclamar e torcer. Falar mal dela e xingar todo mundo não vai adiantar, a Copa já está acontecendo e não será interrompida. Melhor então aproveitar o momento! Quando você fez o post ainda não tinha acontecido, mas agora pode-se acrescentar mais uma goleada: da Alemanha na gente! Kkkk não sabia se ria ou chorava, na boa. Decepção!

    A arbitragem foi uma porcaria. Como disse, naõ assisti muitos jogos, mas acompanhei a cobertura nos jornais e realmente deixaram passar muita coisa. A falta descarada e maldosa no Neymar sendo um grande exemplo. E não vão nem punir o cara, ainda por cima. AFFZ. Ótimo texto, querido.

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita Amanda. esta copa no Brasil ainda vai render bastante polêmica, mas a seleção agora tem que se preocupar em se armar novamente e fazer um futebol bonito na Russia. bjs

      Excluir

Obrigado por nos enviar uma mensagem!