sábado, 31 de maio de 2014

RESENHA DO LIVRO LEGADO DE SANGUE DE RAQUEL PAGNO


Na literatura mundial há um vastíssimo acervo a respeito do mais famoso monstro que o mundo conheceu: o vampiro.
O Mito é muito conhecido e já foi apresentado de várias formas e mídia, seja ela TV, literatura ou Cinema.
Raquel Pagno apresente em sua obra um vampiro diferente da literatura que conhecemos, inclusive com relação aos famosos poderes e fraquezas.
Do mesmo jeito apresenta outra grande protagonista de histórias fantásticas...a bruxa.
E liga ambos de uma forma criativa.
Miguel é um vampiro, sedutor com seus olhos verdes da cor da esmeralda, praticamente o último de sua espécie.
Francesca é uma bruxa, mesmo sem o saber. Corre em seu sangue a herança de seus pais.
E Miguel precisa de Francesca para poder perpetuar sua espécie, pois apenas uma bruxa poderia aguentar uma gestação arriscada e perigosa. Uma mulher comum morreria no processo. Da forma aqui apresentada, uma pessoa mordida por um vampiro não se transforma em outro.
No entanto, o que os une também pode matá-los.
Francesca foge da guerra na Europa em um navio, deixando seu marido para trás. Depois de muito tempo no navio, onde sofreu muito e quase morre juntamente com os filhos Teresa e Marco, este ainda de colo, chega ao Brasil e em meio ao desespero é ajudada por Miguel, que lhe parece um anjo.
Miguel lhe promete dar riquezas e as terras onde estão, devolvendo o que seria herança de Francesca, se desse um filho a ele. Totalmente seduzida por Miguel, Francesca pesa o que está em jogo, principalmente em seus filhos e aceita a sua proposta.
Com o tempo, porém, Francesca vai percebendo que seu "anjo" se parece mais e mais com um demônio, até o dia em que descobre que Miguel é na realidade um Vampiro. É quando Miguel conta a Francesca sua origem e o porque quer ansiosamente um filho. Ao mesmo tempo em que precisa de uma bruxa para gerar um filho, os odeia pela perseguição desenfreada que os vampiros sofreram pelos bruxos, sendo praticamente exterminados.
É nesse contexto de amor e ódio que o enredo se prevalece. Onde mais do que sedução, a mútua atração é quase que inevitável.
Apesar de parte da narrativa transcorrer de forma mais lenta, dando impressão de não ir a lugar algum, gradualmente a ação vai se tornando mais interessante à medida que a gravidez de Francesca vai chegando ao fim e desemboca para um desfecho surpreendente.
Só senti falta do desenvolvimento do que significa ser bruxa na obra: poderes, fraquezas, maldições.
Boa leitura.

Antonio Henrique Fernandes
resenhista do blog http://www.arcaliteraria.com.br/ em parceria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por nos enviar uma mensagem!