sexta-feira, 29 de março de 2013

Valores invertidos


O país dos valores invertidos. Assim é o nosso Brasil. Parece que ser honesto ficou fora de moda. Políticos votam leis que favorecem bandidos (será algo em benefício próprio hehehe).
A nossa brava polícia não pode algemar um bandido porque é contra a lei, não pode tocar em um fio de cabelo de um bandido porque é tortura (o contrário não é crime, é apenas lesão corporal – quando apenas lesiona), então se pergunta, porque se protege tanto o bandido em nosso país? O famoso Estatuto da Criança e Adolescente – ECA veio para proteger a criança, mas ela foi elaborada como se fôssemos um país decente e de primeiro mundo. Infelizmente ainda somos país emergente e precisando realmente aprender o que são leis. A Lei foi criada mas não preparou a sociedade para isso. Menores precisam ser protegidos, concordo, mas até onde vai a proteção quando se trata de um menor marginal? Se não temos condições de torna-lo novamente sociável como vamos protegê-lo? Afinal, um bandido pega um adolescente e o transforma em marginal, pois ao cometer um ato infracional, o adolescente não irá preso e sim internado.
Na minha concepção isso não é pagar por um crime. Não importa quem o tenha praticado, se maior ou menor, ambos têm que pagar pelo seu crime, o que deveriam mudar são as penas e local. Mas sou a favor de penas mais severas. Atualmente as penas são tão brandas que não inibem o crime, aliás, fazem o contrário.
Também sou contra a pena de morte. Mas uma vez condenado, o criminoso (maior ou menor) deveria cumprir na íntegra, não passar uma temporada na cadeia.  Alguém pode perguntar: mas e se o cara tiver bom comportamento? Certo, isso pode acontecer, no entanto, não há, por parte do governo, estadual ou federal, qualquer projeto que faça a ressocialização. Há projetos particulares, de Ongs em que conseguem fazer o criminoso ser readaptado à sociedade. O governo nem mesmo se interessa em melhorar as condições nas prisões. Aí vira caso de tribunal internacional, por causa dos Direitos Humanos.
O Brasil precisa de melhorias no setor, em caráter de Urgência... afinal, hoje o cidadão que paga seus impostos (quantos impostos!) é quem vive detrás das grades que coloca em sua residência para proteção contra o marginal e estes vivem tranquilos longe das grades de uma prisão. Já passou da hora de voltar a ser o que era antes...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por nos enviar uma mensagem!