terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Ser Pai

Não sei exatamente quando isso aconteceu, mas de repente, me bateu uma vontade louca de ser pai. Acho que lá pela metade da adolescência e início da vida adulta. Digamos que sempre gostei de crianças e me ver como pai era uma coisa natural.

No entanto, imagine um adolescente magro e tímido que mal conseguia uma namorada, quanto mais casar e ter filho. Mas eu pensava e acho que até sonhava com isso. E ainda era exigente, queria ser pai de uma menina. Talvez pelo fato de na minha casa só ter machos, eu, meu pai e mais três irmãos, tendo somente minha mãe como rainha absoluta do pedaço.

O tempo foi passando, consegui algumas namoradas, o que foi extraordinário, pela minha condição de tímido e por duas vezes bati na trave, ou quase isso, se é que se pode afirmar algo desse tipo. Aos vinte anos conheci uma moça e tivemos um relacionamento de apenas uma noite e, bom, não usei preservativos. Algum tempo depois uma amiga dela foi até ao meu trabalho e me disse que era para começar a comprar o enxoval porque eu ia ser pai.

Confesso que foi um choque, mas reagi naturalmente. Ela mesma nunca me procurou, nem me exigiu nada. Fiquei sabendo muito tempo depois que ela realmente estava grávida, mas que perdera a criança e ainda que a criança nem era minha, era do namorado dela à época.

Bom, assim foi a primeira tentativa. Uns quatro anos depois arrumei uma namorada, mais velha do que eu e não usávamos camisinha (tá, péssimo exemplo, eu sei, mas aconteceu, éramos namorados) e uma vez brigamos. Na mesma noite nos reconciliamos e fizemos amor, e dessa vez, sem camisinha, como era normal, fomos até o fim. Não precisa ser bidu para adivinhar o que aconteceu. Ela engravidou. O problema é que logo depois da reconciliação nós realmente terminamos (ou eu terminei com ela - e para horror dos horrores, pelo telefone). Acho que ela não gostou muito. Passou a me odiar, segundo ela mesma me disse.

Bem, ela era muito preocupada com a aparência e não queria a criança, foi quando eu sugeri que ela me desse a criança quando desse a luz, no entanto, o que ela não queria realmente é ficar deformada pela gravidez. Falei que era loucura alguém pensar dessa forma, mas não teve jeito. Não sei até hoje como ela fez, mas tirou o bebê. Fiquei em um misto de aliviado e revoltado, aliviado porque pela atitude que ela demonstrou imagine se fôssemos pais de uma criança que não foi planejada e revoltado pelo fato de ela ter realmente feito o que disse, ter tirado a criança.

Ainda não seria dessa vez que eu seria contemplado com o direito de ser pai. Mas a vida tem suas malandragens, ou ironias.

Quatro anos depois da primeira ocorrência de quase pai, a moça que perdeu o bebê me apresentou a irmã mais nova. Depois de seis meses namorando e oito de noivado, casamos. No começo, nada de pensar em ter filhos, mas constatamos também que ela tinha certa dificuldade em engravidar, o que de certa forma fez a gente aproveitar bastante esse período.

Quando já estávamos com quase dois anos de casada, descobrimos juntos que ela estava grávida. Foi  uma felicidade sem tamanho, é claro. Mas a felicidade durou pouco. Um dia ele teve um susto muito grande quando andava na rua e a NINA (minha esposa) quase teve uma queda muito feia. Chegou em casa e passou a descer muito sangue. Descobrimos, para nossa tristeza, que ela havia tido um aborto natural. Ela ficou muito debilitada, mas conseguiu se recuperar e depois dessa ocasião passamos a ter cuidado.

Ela descobriu que tinha cistos nos ovários, o que poderia ser a razão para a dificuldade de engravidar. Iniciou um tratamento que a deixou boa, mas esperamos mais um pouco para poder tentar uma gravidez novamente. Depois de três tentativas em vão (parecia que ser pai não ia ser fácil mesmo), e depois de uma separação relâmpago (ficamos separados por quase dois meses), finalmente compramos um barraquinho para morar.

Nessa ocasião ela engravidou novamente e tomamos muitas precauções para que nada de ruim acontecesse. Inclusive passamos a morar na casa dos meus pais para poder ter um carro à disposição se caso alguma coisa acontecesse.

Finalmente, depois de nove longos
(para mim foram longuíssimos) meses veio ao mundo, exatamente às 23h50minutos do dia 22.07.2003 Nivea Aparecida Raposo Fernandes, nossa linda filha. Meu desejo de ser pai havia sido atendido, plenamente, porque nascera uma menina, do jeitinho que eu queria. Por causa de uma inflamação, a  NINA só foi para casa três dias depois e mesmo assim ficou de cama como se tivesse feito uma cesariana e não parto normal. tive que me repartir, cuidando ao mesmo tempo de minha filha e da esposa, o que prazeirosamente fiz, com todo o amor.

Nos dias de hoje não é fácil ser pai, ainda mais de uma menina que vai crescendo e você constatando que ela é muito ativa, ou hiperativa. Só tenho a agradecer a Deus por este presente que amo mais do que tudo no mundo. Cada dia com ela é uma benção e uma lição que aprendo (principalmente a ter muita, muita paciência - heheheheh).

Antonio Henrique Fernandes
Autor e Capitão deste Navio Errante.

26 comentários:

  1. Antonio Deus tem o tempo certo para tudo , e com seu amor de pai , não tardaria a ter uma linda filha. Nada nessa vida é por acaso. Hoje em dia mantermos a linha tênue com nossos filhos é tarefa árdua porém , não existe amor maior que temos aos nossos filhos. abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Joyce, pelos nossos filhos fazemos tudo. e ela me ensina todos os dias a ser um pai mais tolerante, mais amoroso (mas sabe como são os adolescente né...).
      abraço

      Excluir
  2. Tudo no seu tempo. Parabéns por esse seu amor e carinho. Não sou mãe ainda, mais eu vejo qto meus pais tbm sofreram para me ter e os amo muitos por isso.
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado Brubs... ser pai, ou mãe, é diferente de tudo... e a soma de todos os medos, que antes não tínhamos.
      bjs

      Excluir
  3. Oi, Antonio!
    Acredito que cada importante experiência em nossas vidas tem o seu momento certo para acontecer. :) Que bom que a sua querida filha nasceu saudável e hoje é tão amada! Que sua família seja sempre abençoada.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fran, realmente tudo tem o seu tempo, e veio na hora que deveria, nem mais, nem menos. e amo de montao a minha filha. obrigado pelo carinho.
      bjs

      Excluir
  4. Oi Antonio!

    Bom saber que depois de tantas incertezas, seu sonho foi realizado e nossa sua filha é muito fofa! Dá para ver nas fotos do post e pelas suas palavras descritas no mesmo, o quanto você ama! Muita felicidade a você e sua familia!

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sammysam, não tenho do que reclamar, meu maior sonho foi realizado e amo todos os dias. minha alegria e minha vida.
      obrigado.
      bjs

      Excluir
  5. Aah, Antônio, realmente tudo tem seu tempo, as vezes anteriores se não aconteceu é porque não era hora, dia e nem a pessoa certa para ser sua esposa e nem mãe de sua filhinha, demorou né?! Mas enfim a sua hora de ser pai chegou não chegou?! E sua filha tá ai crescendo com saúde e super hiperativa e que vocês sejam felizes e que sua falia seja sempre abençoada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giselly, poisé, nada acontece por acaso, a minha princesa chegou quando tinha que chegar. foi no momento certo e hoje me dá muitas alegrias. obrigado.
      bjs

      Excluir
  6. Nem imagino o quão gratificante deve ser. Digo isso pelo carinho enorme que sinto pelo meu pai, e não consigo visualizar ele não participando da minha vida! Família linda não? Muitas felicidades.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. David, o dia que vc for pai saberá.. é diferente de tudo. vivemos pelos nossos filhos e fazemos tudo para a felicidade deles. no meu caso a minha princesa é tudo o que mais tenho de sagrado.
      um abraço.

      Excluir
  7. Olha eu comecei a ler este texto rindo, depois fiquei meio triste e assustada, mas terminei rindo. Sei que é a história da sua vida, mas parece coisa de livros. rsrsrsr
    Muita loucura no decorrer dela para no final - não no final do final rs- mas, de seua luta para ser pai tem ai seu presente.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fê, parece livro né... por isso decidi escrever assim, em crônicas. e sou um cara realizado nessa parte hehehehe.
      bjs

      Excluir
  8. Oi Antonio.
    Momentos tensos durante essa leitura, mas ainda bem que depois de tudo o que passou,
    essa história teve um final feliz....tudo tem o tempo certo.
    Apesar de não ser fácil, é uma delícia acompanhar esse desenvolvimento e a curiosidade, a vontade que eles tem de ganhar o mundo.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Paty,
      para vc ver que não foi fácil ser pai, mas tudo aconteceu na hora certa. e minha filha é uma descoberta todos os dias.
      bjs

      Excluir
  9. Gente, que história!!!!! Tudo tem seu tempo para acontecer e no final, da tudo certo.
    Sei bem como é essa espera e esse amor imenso que sentimos desde o ventre até o nascimento.
    Tenho dois pequenos em casa, meu principe e minha princesa, é um amor incondicional que sentimos ao olharmos para eles, são tudo nas nossas vidas.
    Desejo-lhe muita saúde e felicidade, para vc e sua família. Deus abençoe sempre.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simeia, obrigado pelo carinho, minha filha é minha princesa e minha vida, não sei como seria minha vida se não fosse ela.
      bjs

      Excluir
  10. Olá Capitão!!!
    Demorou mais veio!
    E caprichada! Que menina linda vc tem!!!
    Estou casada fazem 8 anos e meu marido quer muito um filho, mas não acredito que estou preparada! Não é pelo corpo... Sempre fui gordinha, então um volume a mais ou a menos não vai fazer diferença! ^^
    O problema é que não estou preparada psicologicamente para ter um ser tão dependente de mim!
    Sou muito "avoada", esqueço as coisas muito fácil.... Imagina se esqueço meu filho em algum lugar! O.O
    Não acho que seja a hora! Tenho 24 anos e me acho muito imatura. Não sei cuidar nem de mim, quem dirá de um bebe!!!
    Mas um dia eu chego lá!
    Tenho muito tempo pra pensar nisso ainda! ^^

    Beijos e que Deus abençoe sua linda família!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giani,
      realmente demorou, mas veio... na hora que deveria vir. e pra vc será a mesma coisa. e te digo que quando vier vc será uma mãe dedicada e pode ter certeza que será menos "avoada". e obrigado pelo carinho.
      bjs

      Excluir
  11. Deus é incrível! Ele sabe o que faz,na hora certa.
    Quando você acredita em algo e tem fé nisso,Deus realiza nossos sonhos o jeitinho que queríamos.
    Olha que linda sua menina \o/ Meus parabéns papai e cuida bem dela hehehehehe E NÃO ESQUEÇA A PACIÊNCIA.... MUITA MUITA PACIÊNCIA kkkkkkkk
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Nana, pode deixar que tenho muita paciência com ela que surpreende a cada dia.
      obrigado

      bjs

      Excluir
  12. Ah! Antonio, que texto mais cheio de amor!! É possível sentir sua emoção e se emocionar também. Adorei conhecer um pouco mais de você e de sua linda família. Deus é muito bom e o Universo conspira sempre a nosso favor, nós é que às vezes não percebemos. Então, acho que não era para você ser pai nos episódios anteriores, porque Deus e as Energias Universais tinha algo muito maior para você.
    Tenho certeza que você curte muito e se dedica bastante à sua família. Viver um dia de cada vez é sempre a melhor opção e dica. Parabéns pelo texto, pelo amor de vocês e pela família linda.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tania, tenha certeza que foi muito melhor, e curto cada momento com essa minha filha que eu amo tanto.
      obrigado
      bjs

      Excluir
  13. Ter filhos é a coisa mais maravilhosa da vida,é tão gostoso esperar por essa pessoinha que a gente nem conhece,mas já ama incondicionalmente e deppis todas acompanhar todas as fase....

    Como disse a Joyce,Deus sabe o tempo certo para nos dar cada benção que eles nos concede. Muito legal sua história sobre a paternidade.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza tudo vem no devido tempo. e é muito bom acompanhar cada passo. é algo único.
      bjs

      Excluir

Obrigado por nos enviar uma mensagem!